ES: As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino têm até o próximo dia 23 de março para formarem os Conselhos de Líderes de Turma. Os colegiados são a instância de representação estudantil e são constituídos pelos líderes e vice-líderes de turma. As diretrizes desse Conselho estão organizadas por meio da Portaria nº 329-R: clique AQUI e confira.
A diretora Graziely Ameixa Siqueira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, explica que o Conselho de Líderes de Turma é como a equipe gestora percebe a sala de aula, porém, pela perspectiva do educando. “O líder é a voz dos alunos, é como a gestão sabe em tempo real em que intervir, em que mediar, e como agir, replicando e promovendo a cultura da paz. Os líderes apresentam as dificuldades de suas turmas, as necessidades, sugestões e solicitações, bem como aproximam a gestão delas”, afirma.
O líder e o vice-líder de turma devem ter um perfil capaz de incentivar positivamente a turma desenvolvendo ações de cooperação e de protagonismo, devendo apresentar características como: bom relacionamento com a comunidade escolar, responsabilidade, presteza, tolerância, organização, boa capacidade para se comunicar, imparcialidade e proatividade.
“Muitos desses alunos que foram líderes de turma se tornam protagonistas na escola, é um processo natural”, destaca a diretora.
A estudante da EEEFM Marinete de Souza Lira, Julia Emilly Meireles, tem esse perfil e foi líder de turma nos anos de 2021 e 2022. “O Conselho de Líderes de Turma representa um grupo de pessoas com pensamentos e opiniões diferentes, mas que buscam uma forma de atender a todos”, pontua.
Julia Emilly Meireles, que hoje atua como Jovem Protagonista, deixou uma dica para os alunos que desejam ser líderes ou vice-líderes de turma. “É preciso estar disposto a ajudar o próximo e saber que você se torna referência e suporte para uma turma de estudantes. É importante ser líder, porque as pessoas te veem como referência e se espelham em você”, frisou a estudante.