NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia através Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou nesta terça-feira (31), o Conselho de Classe Pedagógico abrangendo toda a rede municipal de ensino de Nova Venécia. A nova ferramenta de apoio ao Fortalecimento da Aprendizagem foi desenvolvida hoje, no último dia do 1º trimestre.
O Conselho de Classe Pedagógico visa à interação entre os envolvidos no processo educativo para analisar e discutir os resultados alcançados pela escola e foi estruturado em três etapas: o pré-conselho pedagógico, fase de preparação para o desenvolvimento do Conselho de Classe Pedagógico, a partir da análise e reflexão das atividades desenvolvidas ao longo do trimestre, que foram relevantes ao processo de ensino-aprendizagem; o conselho pedagógico, momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto proposições que favoreçam a aprendizagem dos estudantes; e o pós conselho pedagógico, que é quando as ações apontadas e discutidas no Conselho de Classe Pedagógico são aplicadas visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Para diretora e a supervisora da EMEF São Cristóvão, a implementação do Sistema de Gestão, no qual se obtém um gráfico com os resultados individuais e por turma, e a plataforma do programa Fortalecimento da Aprendizagem, que traz os resultados das mensurações periódicas, contribuíram para a efetividade do Conselho de Classe Pedagógico facilitando a análise e as tomadas de decisão.
Segundo a secretária municipal de educação, é de suma importância que os atores do processo educacional avaliem se as práticas utilizadas vêm cumprindo o papel a que se propõem. “As avaliações diagnósticas revelaram o tamanho da defasagem em que se encontrava a educação do município, principalmente, após o período de aulas remotas imposto pela pandemia, a partir daí precisamos nos munir de estratégias para recuperar a aprendizagem, agora é o momento de reavaliar estas estratégias, as práticas exitosas, as habilidades não aprendidas e os avanços alcançados. Nenhum aluno pode ficar para trás” enfatizou a secretária.
Conduzido pelo diretores e supervisores escolares, nas unidades em que contam com esses profissionais, algumas escolas receberam ainda suporte da Seme durante o Conselho, como na EMEF São Cristóvão e na EMEFTI Bairro Altoé, que estiveram presentes a Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a de Tempo Integral, respectivamente. Nos anos finais do ensino fundamental, a Coordenação esteve EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEFITI Arlene Geraldo, EMEFTI Bairro Altoé e EMEF São Cristóvão.
Parte da Coordenação da Educação Infantil foi ao CMEI Odorico Domingos, CMEITI Maria Caliman Lobo, CMEITI Maria Idalina Machado Fiel, CMEI Lar de Fátima, CMEI Romeu Cardoso, CMEI Vera Lúcia Galvão, CMEITI Antônio Barbosa Sena Júnior, CMEI Luzia Alves de Lima e CMEI Regina Célia Meneguetti Frisso, e outra parte da equipe se reuniu com a educação infantil do campo na Secretaria Municipal de Educação, já a Coordenação da Educação do Campo atendeu todos os professores das escolas multisseriadas do campo na Seme.
Para a professora da EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha, participar do Conselho Pedagógico está sendo gratificante, porque é um momento de muitas trocas, de conhecer as experiências de sucesso dos demais colegas. “O Conselho foi muito bem organizado, o campo tem sido assistido pela Seme quinzenalmente pela Coordenação da Educação do Campo, mas se precisamos de algo semanalmente, a equipe está sempre pronta a nos atender, seja presencialmente, seja por telefone, não nos falta assistência, que esse suporte continue, pois têm sido primordial para nós professores das multisseriadas. Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Educação por todas as ações que vem implementando” disse a professora.