JAGUARÉ: Está em ritmo final de preparação o já tradicional espetáculo de dança de final de ano em Jaguaré. Neste ano, sob o tema “Memórias” o espetáculo resgatará as lendas, histórias e ancestralidade de formação do Município de Jaguaré. Produzido pela professora e bailarina Ana Paula Dias de Souza, o espetáculo é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e terá duas sessões apresentações, nos dias 29 e 30 deste mês, às 19h, no Centro de Convivência Marcelina Cocco.
A professora relata que objetivo neste terceiro espetáculo é trazer temáticas referente a história do Município. Abordam-se o percurso histórico da formação de Jaguaré, desde as matas, as árvores, os indígenas, a cultura, o verde, os animais, além da rica miscigenação de indígenas, caboclos com os portugueses, os italianos, com sua rica troca cultural até os dias de hoje.
Outra inovação é a realização de dois dias de apresentações, onde serão envolvidas mais de 120 bailarinas, e dois bailarinos, que participam das oficinas na Secretaria Municipal de Cultura. Segundo Ana Paula, a decisão aconteceu de forma unânime, em duas reuniões realizadas com as famílias, como alternativa para permitir que mais familiares acompanhassem as apresentações. O público é estimado em aproximadamente 1.500 pessoas.
“Preparamos cada momento de forma proporcionar que cada menina possa viver esta experiência de ser bailarina. As apresentações são um momento em que as famílias podem acompanhar o quanto as meninas sonham, se superam e sente-se capazes nas oficinas. E estamos trabalhando para que todo o clima, a músicas, o figurino, o cenário e a coreografia permitam que estas pequenas bailarinas sonhem e realizem seus sonhos” – comentou Ana Paula.
Uma rede de apoios
Após a realização de dois espetáculos, ‘Uma noite de cinema’ em 2022, ‘Um sonho de Natal’ em 2023, a bailarina enaltece a importância da rede de apoio que permite a realização dos espetáculos. Destaca a importância da Secretaria Municipal de Cultura e todos seus colaboradores. Ainda ressaltou o apoio das famílias das bailarinas que ‘apoiam de forma extraordinária em cada apresentação’.
A bailarina e professora Ana Paula Dias de Souza possui mais de 18 anos dedicados à dança. Aproveitou para agradecer todo o esforço, confiança e apoio, que recebeu de sua família, especialmente da mãe Izabete Bueno Dias (que acompanhou a entrevista). Ana Paula conta que iniciou, com bolsa, em um estúdio de dança de São Mateus. Graduou-se em Educação Física pela Ufes, com especialização em dança. Realizou intercâmbios de dança na Dinamarca, com apresentações em outros países europeus.
“Deixo aqui o convite especial para nosso espetáculo ‘Memórias’, onde nossas pequenas bailarinas vão se expressar por meio da dança.” Será nos dias 29 e 30 de novembro, às 19h, no Centro de Convivência Marcelina Cocco.