ES: Diversas entidades e conselhos nacionais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), para o lançamento da campanha “Vacina Mais”. O evento marcou os esforços conjuntos para a ampliação e manutenção de excelentes coberturas vacinais e a importância e efetividade de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação.
A “Vacina Mais” é promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
A campanha “Vacina Mais” levará informação clara, atraente e precisa a diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade das vacinas. O lançamento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, que falou sobre o marco da campanha para a imunização brasileira.
“Queremos repercutir a decisão de quando a sociedade e o poder público se juntam em torno de uma causa nobre, justa e necessária em um marco importante à história da vacinação deste País. É um dia também para lembrarmos o que já foi o Brasil em termo de vacinação e destacar que os indicadores de vacinação brasileiros não são apenas nacionais, nós impactamos indicadores de saúde das Américas e de todo povo do mundo, por isso, não aceitamos e toleramos que doenças erradicadas voltem”, defendeu Fernandes.
A campanha acontece diante do cenário de baixas coberturas vacinais para diferentes imunizantes ofertados pelo SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações. As altas taxas de coberturas vacinais são responsáveis pelo controle e eliminação de doenças e a sua redução – observada nos últimos anos em todo território brasileiro, deixa milhões de pessoas em risco, oportunizando o retorno de doenças anteriormente erradicadas, como o sarampo.
O secretário pontuou também não ser aceitável que em qualquer sociedade civilizada as doenças Imunopreveníveis ainda matem crianças ou adultos.
“Precisamos que todas as instituições se mobilizem na perspectiva de fortalecer a vacinação em nosso País e superar toda e qualquer insegurança que foi plantada com uma forte campanha de desinformação e mentiras contra a vacina. Queremos trazer com a campanha ‘Vacina Mais’ de novo a emoção, a perspectiva de mobilização, de conquistas e metas, porque não queremos que crianças e adultos morram por doenças Imunopreveníveis”, ressaltou Nésio Fernandes.
Vacina Mais
Dado que a vacinação é uma das intervenções de saúde pública mais eficazes, custo-efetivas e que salvam vidas, o objetivo da campanha “Vacina Mais” é unir esforços para conscientizar a população do Brasil sobre a importância de aumentar a cobertura vacinal. Com isso, será possível prevenir mais de 30 doenças potencialmente mortais e proteger gerações inteiras de famílias e comunidades ao longo de todo o curso de vida.
O objetivo da campanha é motivar a população do País a se vacinar mais, mantendo a vacinação de rotina em dia e tomando todas as doses necessárias das vacinas contra a Covid-19 e influenza, de modo a protegerem a si mesmas e aos outros.