ES: O Espírito Santo vai sediar a 82ª Reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), nos dias 11 e 12 de novembro, e o XI Encuentro De Coordinación Presupuestaria, Financiera Y Fiscal Intergubernamental de Países Iberoamericanos, nos dias 13 e 14 de novembro, em Vitória.
Os eventos acontecerão no Sheraton Vitória Hotel, e contarão com a participação de gestores públicos das áreas financeira e fiscal de todo o Brasil, além de representantes de países da América Latina e da Espanha.
O objetivo do encontro é promover o debate sobre temas que impactam as finanças públicas dos Estados e fomentar a troca de experiências e boas práticas entre os entes federativos.
“É uma excelente oportunidade para discutir ações para modernizar e aperfeiçoar a gestão das finanças públicas estaduais, conhecer a realidade de outros estados e trocar experiências”, ressaltou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.
O subsecretário e consultor do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, observou que a atuação do Gefin vai muito além das reuniões. “Os Grupos Técnicos têm um trabalho permanente de discussão das questões referentes às finanças públicas”, explicou. Daniel Corrêa destacou ainda a realização do Encuentro de Países Iberoamericanos no Estado.
“Esse é um espaço importante para discutirmos as políticas fiscais e a gestão financeira dos Estados e do Brasil com os países ibero-americanos. Ter o Espírito Santo sediando um evento desse porte é um incentivo para darmos continuidade ao trabalho de excelência da gestão fiscal desenvolvido no Estado, e que é referência para todo o País”, disse Daniel Corrêa.
Sobre o Gefin
Os dois dias de debates do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) contarão com painéis, plenárias e reuniões de seis Grupos Técnicos, com os temas Contabilidade, Tesouraria, Dívida Pública, Sustentabilidade Fiscal, Regularidade Fiscal e Previdência.
Composto por representantes de todos os Estados e do Distrito Federal, o Gefin é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), sendo responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos Estados. Seus objetivos são a busca do equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais, através do estudo, desenvolvimento e disseminação de modernas técnicas de Finanças Públicas.
Sobre o Encuentro Iberoamericano
O Encuentro De Coordinación Presupuestaria, Financiera Y Fiscal Intergubernamental de Países Iberoamericanos tem o objetivo de consolidar espaços para promover debates sobre gestão orçamentária, coordenação fiscal intergovernamental, gestão de recursos e administração financeira no campo das finanças públicas nacionais e subnacionais da região ibero-americana.
Os encontros são realizados anualmente, sob coordenação do Foro Iberoamericano de Coordinación Presupuestaria, Financiera y Fiscal Intergubernamental, que tem como missão promover o fortalecimento das finanças dos governos subnacionais dos países ibero-americanos, por meio da cooperação, troca de conhecimentos e boas práticas.
O objetivo é fomentar uma governança fiscal eficiente, sustentável e inclusiva, oferecendo ferramentas para enfrentar os desafios econômicos e sociais, promover o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida.