ES: A nova Matriz de Risco dos Municípios Capixabas, apresentada pelo governador do estado, Renato Casagrande (PSB), pode levar 11 municípios capixabas ao sistema “Lockdown” – fechamento total. O governador, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, dia 20, explicou que a ação ocorrerá se a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) superar o percentual de 91%. Se isso ocorrer, a classificação no mapa passa a ser de “risco extremo”, e o fechamento deverá ser adotado. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos do estado é de 69,72%. “Em caso de risco extremo, o município deve parar completamente as suas atividades econômicas e adotar um isolamento social mais radical. Ainda estamos definindo quais serão as outras medida”, explicou Casagrande.
Esta nova matriz classifica as cidades com base nas ameaças e vulnerabilidades frente à pandemia do novo coronavírus. Baseado na nova matriz, o governador estabeleceu um patamar para um eventual fechamanto total (também chamado de lockdown) das atividades econômicas:
A partir da taxa de ocupação dos leitos de UTI desta terça-feira, estariam em risco extremo na próxima matriz as cidades da Grande Vitória e ainda Santa Teresa, Afonso Cláudio, Marataízes e Presidente Kennedy. A nova metodologia entra em vigor a partir do próximo domingo (24). Mas a partir de segunda-feira, segundo o governador, o estado terá no total 1.040 leitos exclusivos para atender pacientes com covid-19.
Nesta quarta-feira (20) Casagrande visitou o Hospital Vila Velha, onde o estado contratou 190 leitos, sendo 40 para UTI e 150 de enfermaria. “Também estamos ampliando os hospitais públicos para que a gente possa amparar o maior número de leitos”, disse. Ou seja, a situação de risco extremo existente hoje em algumas cidades será modificada a partir do momento em que o sistema de saúde passar a contar com esses novos leitos.