ES: A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira, 26, reunião com representantes das famílias beneficiárias do programa Compra Direta de Alimentos – CDA. Mais de 100 pessoas compareceram ao evento para orientações a respeito do programa. O CDA tem o objetivo de garantir acesso à alimentação de qualidade para as famílias em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar.
Estiveram presentes à reunião, o vice-prefeito Elder Sossai e os secretários municipais Soriana Stabenow, de Assistência Social, Vera Backer, de Turismo e André Aquino, de Governo. Foram apresentadas orientações sobre os direitos e obrigações de cada família participante. As famílias também receberam o calendário anual de entrega dos produtos.
Benefício para todos
“A nossa gestão entende que é dever do Poder Público beneficiar as famílias que necessitam de ajuda. E, com o CDA, também valorizamos os agricultores familiares, assim, possibilitamos alimentação de qualidade para dezenas de famílias ao mesmo tempo que fortalecemos a Agricultura Familiar e estimulamos a economia do município”, ressaltou Elder Sossai.
Entrega democrática
A primeira entrega dessa segunda etapa do CDA será realizada no dia 02 de julho, próxima terça-feira no Salão Ângelo Brioschi, às 13 horas. Participam do CDA 29 agricultores familiares, Cras e Creas, que organizam as 100 famílias beneficiárias e as instituições Pestalozzi, Casa Lar e Casa de Acolhida. O programa é realizado em parcerias com o Incaper, NAC, CadÚnico, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades.
Produtos
A Setades contemplou o total de 100 famílias em Jaguaré para receber o benefício, através das informações dos sistemas do Cadastro Único, do Cras e do Creas. Os produtos que estão sendo ofertados pelo CDA nesta segunda etapa são mandioca, abóbora, bananas da terra e prata, laranja, melancia, goiaba, maracujá, tempero verde, batata doce, fubá, café torrado, pão, bolo caseiro e mel.
Critérios
A princípio, as famílias selecionadas participarão do programa por 03 meses, período em que Prefeitura e Governo do Estado farão uma nova avaliação podendo haver alteração das famílias. Para receber os alimentos, o responsável familiar deverá comparecer ao Salão Ângelo Brioschi com documentação com foto: RG; CTPS ou CNH.
Caso o responsável não puder comparecer, poderá indicar outra pessoa levando o documento de identificação do beneficiário e também do portador. As famílias serão responsáveis por levar os alimentos recebidos até sua residência. Portanto, devem providenciar sacolas, carrinhos de feira, pessoas da família ou amigos para ajudarem a levar os produtos recebidos.