NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e unidades de ensino, comemorou o dia da árvore com plantios de várias espécies, por alunos da rede, na última quarta-feira (21).
A fazenda Ideal II, localizada no interior do município veneciano, recebeu crianças do maternal do CMEITI Maria Caliman Lobo e Lar de Abigail para a ação. Segundo uma das diretoras, a visita é uma extensão do eixo temático “As plantas”, que está sendo trabalhado em sala de aula. “O contato com as plantas ajuda a criança a entender a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida”, completa.
A proprietária do local fez questão de acompanhar os alunos e colocou a mão na terra junto com eles, ajudando e orientando o plantio de mudas de seringueira e ipê-rosa, que foram cedidas pelo viveiro municipal. Na oportunidade, as 112 crianças, que foram divididas em 2 grupos, conheceram o entorno da fazenda, apreciando as belezas do lugar. Uma fonte com água, peixes e plantas chamou a atenção dos pequenos visitantes.
O Dia da Árvore foi criado no Brasil para conscientizar sobre a importância desse recurso natural. Os alunos da EMEIEF Francisco Secchim plantaram mudas de Palmeira Imperial, no morro que dá acesso à escola. Já na EMEF São Cristóvão, os alunos do 2º ano A escolheram o pátio da instituição de ensino para plantar mudas de aroeira e plantas medicinais, e além disso a professora que conduziu a atividade orientou sobre os cuidados que as espécies precisam para que cresçam de forma saudável, utilizando adubos orgânicos.
“Dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), temos os campos de experiências: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, traços, sons, cores e formas que precisam ser trabalhados na sala de aula. E essa atividade vem fortalecer o que foi ensinado, na prática. Essa ação que as escolas estão promovendo é a semente que está sendo semeada para garantir um futuro com um meio ambiente sustentável para todos”, finalizou a secretária Municipal de Educação.