BRASÍLIA-ES: O deputado federal Gilson Daniel, do Podemos Espírito Santo, elogiou o posicionamento da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao incluir o tema dos efeitos climáticos nas discussões do Plano Plurianual (PPA). O parlamentar aproveitou a participação da ministra na audiência pública da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que discutiu o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 (PLN 4/23), para pedir que recursos sejam alocados diretamente para ações de prevenção.
“O meu apelo como Parlamentar e defensor dessa causa aqui na Casa é que tenhamos no PPA uma previsão dessa rubrica com recurso, que discutamos isso na LDO e que possamos ter na LOA (Lei Orçamentária Anual) recursos já previstos para a execução dessa política, principalmente com relação à prevenção de desastres”, defende o deputado.
Presidente da Frente Parlamentar de Gestão do Risco e Desastres e Cooperação Humanitária, ele reforçou o compromisso dele em trabalhar na prevenção dos desastres e não somente na pronta resposta.
“O meu maior questionamento, por ser municipalista, por ter sido Prefeito, é que o Ministério precisa dar uma atenção a essa pauta para que não tenhamos que fazer alterações orçamentárias toda vez que acontece um desastre. Que tenhamos, primeiro, recursos para a prevenção de desastres nas rubricas orçamentárias, para passarmos a gastar menos com um desastre. Se investirmos na prevenção, gastamos menos na pronta resposta”, justificou Gilson Daniel.