ES: Um investimento de mais de R$ 1 milhão foi autorizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), para reforma civil e elétrica em duas escolas de Viana. As Ordens de Serviço para obras nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ewerton Montenegro Guimarães e Irmã Dulce Lopes Pontes foram assinadas pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário da Educação, Vitor de Angelo, nesta quinta-feira (24), em Marcílio de Noronha.
A previsão é de que as obras comecem ainda em novembro e sejam concluídas até o fim do primeiro trimestre de 2020.
No evento, Casagrande falou sobre os esforços envidados pelo Governo para reduzir as desigualdades na Rede Estadual de ensino: “Vamos completar dez meses de governo e estamos fazendo um grande investimento na estrutura das escolas. Investimento em quadras, reformas e ampliação de salas e laboratórios. Estamos trabalhando para fazer chegar o dinheiro do Estado nas escolas, sendo integral ou não”, pontuou.
A ampliação da oferta de ensino em Tempo Integral também foi lembrada pelo governador. A partir do próximo ano, mais 28 escolas passam a oferecer a modalidade, sendo 15 com turno de 7h e 13 com turno de 9h30. “Uma escola como essa de três turnos vai receber o mesmo investimento das de um turno só. Vamos usar estruturas grandes e espaços ociosos para ofertar formação de adultos. Queremos escolas para todo mundo e que as estruturas e qualidade sejam as mesmas tanto na infraestrutura quanto nas condições de trabalho dos professores e diretores. Isso que chamamos de equidade. Tratar da mesma forma escolas diferentes para que as oportunidades sejam as mesmas”, explicou.
O trabalho de garantia de equidade na Rede também foi lembrado pelo secretário Vitor de Angelo. “Este é um sonho que eu e o governador perseguiremos: transformar a educação pública do Espírito Santo em uma educação de qualidade com equidade. Por isso, a cerimônia de hoje é muito simbólica, pois temos duas Ordens de Serviço de dois tipos de ofertas que temos na Rede, que é a Parcial e a Integral. Mesmo serviço e mesmo valor. Isso diz muito sobre a nossa visão”, disse.
Intervenções
Na EEEFM Irmã Dulce Lopes Pontes, as intervenções contemplam reparos nos cobogós localizados na circulação do pavimento térreo, bem como a pintura dos tetos de duas salas de aula no 1º pavimento e na cobertura do bloco escolar. Na área externa estão previstos tratamento e pintura das grades na delimitação da área de ocupação da unidade escolar e reforma geral da quadra poliesportiva, inclusive da cobertura de estruturas metálicas e do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Os serviços contratados serão executados em uma área aproximada de 1.826,31 metros quadrados.
Na EEEFM Ewerton Montenegro, a intervenção contempla a manutenção da quadra poliesportiva da unidade, com recuperação estrutural dos pilares metálicos, tratamento e pintura da estrutura metálica e substituição da cobertura e execução de novo piso da quadra. Além disso, os alambrados serão substituídos e serão feitas rampas e rede de drenagem. As intervenções elétricas atendem às interferências civis e à reestruturação da iluminação do pátio externo. As intervenções serão realizadas em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados. (Secom-ES)