Reflorestamento, planos para bacias hidrográficas, saneamento básico, investimentos em segurança e reserva hídrica e novidades na gestão de recursos hídricos no Espírito Santo. Todas essas ações marcaram as comemorações do Dia Mundial da Água (22). Em solenidade no Palácio Anchieta, o governo do Estado anunciou investimentos em diversas áreas.
Durante o evento, o governador Renato Casagrande citou a importância da preservação da água. “Nosso maior problema é a poluição das águas. Quando você faz investimento em saneamento aponta para a universalização de diversas bacias de rios no Espírito Santo. Aponta também para a redução no custo do tratamento e para preservar a água. A gente tem que produzir água e para produzir tem que investir em floresta e a única forma é reflorestando, manejando bem o solo”, afirmou.
Uma das muitas ações foi o lançamento do novo edital do Programa Reflorestar, que desde 2013 tornou-se uma política do Governo, unindo reflorestamento, fonte de renda para os produtores rurais e preservação das nossas nascentes. Com este novo edital serão alcançados 1.200 novos atendimentos, viabilizando três mil hectares .
Barragens
Também foram anunciadas obras de barragens em todo Estado, além de medidas para garantir a segurança dos reservatórios. O governador Renato Casagrande, que é engenheiro florestal, lembrou ainda, que as obras em infraestrutura são necessárias por causa das mudanças climáticas.
“Como o tempo está muito instável, com muita chuva em pouco tempo ou um longo período de estiagem, você ter condições de armazenar água em barragens é fundamental para que a gente possa atender à necessidade humana prioritariamente. . Claro que os municípios, os proprietários quando as barragens são particulares, também têm suas responsabilidades. O que importa é que temos uma força tarefa, liderada pela Agerh, fazendo a inspeção de todas as barragens de água”.
Projeto Barraginhas
Outro importante passo dado neste Dia Mundial da Água foi a retomada do Acordo de implantação do Projeto Barraginhas. Uma ideia simples, barata e eficaz de reutilização de águas de chuvas para a recarga do lençol freático e redução dos efeitos nocivos das enxurradas, em áreas produtivas e de pastagens. Neste primeiro momento, dez municípios celebrarão convênio com o Governo do Estado, que investirá R$ 100 mil reais em cada localidade para custear o diesel das máquinas retroescavadeiras, que são parte da contrapartida do município.
Segurança hídrica
Qual é o retrato dos nossos rios? Como eles estarão daqui a 20 anos? O que teremos? E que queremos ter? No que se refere aos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, Itaúnas e São Mateus, as “respostas” estão documentadas nos cinco Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos entregues nesta sexta-feira aos respectivos comitês das bacias hidrográficas.
Os documentos contam com robusto diagnóstico sobre a situação atual dos rios estudados, os prognósticos e as metas a serem cumpridas em até 20 anos. Os instrumentos, importantes para a preservação da água, foram elaborados pela Agerh, em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação no Espírito Santo (Fapes).
Durante o evento foram assinados os contratos de programa, que permitem à Cesan continuar a prestação dos serviços nos municípios de Alto Rio Novo, Mantenópolis e São Roque do Canaã por 30 anos.