JAGUARÉ: Elaine Moreschi foi a primeira cidadão de Jaguaré a receber a vacina contra o Coronavirus. Nesta etapa a Cidade recebeu 113 doses para imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Pandemia. Até o momento. Não há previsão de quando novos lotes cheguem à Cidade para imunização do restante da população.
Profissional de Saúde há 17 anos, Elaine Moreschi atua no setor de imunização da Estratégia de Saúde da Família do Giral e destacou a emoção de representar todos os colegas de profissão neste momento. Mãe de dois filhos, ainda contou que toda a família a apoio para aceitar o convite feito pela Secretaria Municipal de Saúde, ‘exceto o filho de cinco anos – que tem medo de injeção’. “Não há como descrever a emoção. Foram dias, meses vendo o número de casos crescendo e as mortes aumento. Como profissionais de saúde, vemos o medo no olho de cada pessoa que nos procura com o medo desta doença. Tenho esperança que estamos começando uma nova história e confio na vacina liberada pela Anvisa” – descreveu.
O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, e o vice-prefeito, Elder Sossai, realizaram o recebimento simbólico do imunizante e das seringas. “Sabemos que não é o suficiente, mas é o primeiro passo. Contamos com o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde para recebermos novas doses. Mas o momento, mais do que nunca é de prevenir. Não teremos vacina para todos tão cedo. Precisamos que casa um faça sua parte, se projeta, e proteja seus familiares”- descreveu o prefeito, reiterando que os critérios de vacinação são definidos pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
Acompanhando o momento o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga (Cidadania), reiterou a importância do processo de vacinação e a necessidade de maior adesão da população às medidas de prevenção. “A Pandemia é seríssima e traz profundas perdas e impactos em nossas famílias. Quantas vidas de pessoas queridas foram tiradas de nós. Até a vacinação, precisamos do apoio de todos. Temos que conter a disseminação do vírus. Temos que adotar e reforçar as medidas de prevenção” – considerou.
Também participaram do momento os vereadores, Jair Sandrini (PSB), José Carlos Alves Júnior (Podemos), Ricardo Barros (PP) e Valdemar Paiva (Cidanania) que destacaram a importância da vacina e da população respeitar as medidas preconizadas de prevenção à doença.
Curiosidades
A vacina aplicada em Jaguaré faz parte de um lote de 113 encaminhadas ao Municípios. Estas compõem um lote de aproximadamente 100 mil imunizantes recebidas pelo Estado do Espírito Santo. No total, este lote, de 6 milhões de doses foi adquirido pelo Ministério da Saúde. Todas as vacinas são da marca Coronavac, e produzidas no do laboratório Sinovac, na China (em 20.03.2020). Novas doses, a serem produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo, dependem de novas aprovações junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa por sua vez, destaca que o Butantan ainda não iniciaram a Fase 3 (testagem) do novo lote para a devida aprovação.