JAGUARÉ: A Prefeitura de Jaguaré alerta à população que tem registrado aumento preocupante no número de casos de dengue desde o início do ano. Nos três primeiros meses de 2022, mais de 200 casos foram notificados, sendo 47 confirmados. Diante desse quadro, a administração Municipal, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, emite um alerta para que a população redobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O alerta é necessário porque a situação está alcançando níveis de extrema preocupação revelados pelos números. Enquanto em todo o mês de março foram realizadas 92 notificações e 47 casos confirmados, até o dia 11 de abril, já haviam sido notificados 74 casos, sendo 7 confirmados. Porém, o relatório apontava que 67 pacientes aguardavam resultados dos exames.
Medidas
Para controlar esse aumento, as equipes da Vigilância em Saúde têm tomado diversas medidas emergenciais. A Coordenação determinou a intensificação do serviço do carro fumacê nas regiões onde há suspeita ou confirmação de casos de dengue. Além disso, também ampliou as visitas dos agentes comunitários de endemia nas comunidades. Outra estratégia de alerta e conscientização foi estabelecer parceria entre as secretarias de Saúde e Educação para a realização de palestras nas escolas municipais, tendo como tema a Importância da Prevenção à Dengue.
A Secretaria de Obras também estabeleceu medidas urgentes, entre elas, a intensificação de notificações a donos de terrenos baldios – que apresentem sujeira e que podem abrigar focos do mosquito da dengue. A Secretaria também ampliou o serviço de retirada de entulhos, bem como a notificação de moradores para que recolham entulhos de suas obras. A Prefeitura também está intensificando a divulgação, nos meios de comunicação do município e pelas redes sociais, de campanhas de conscientização e alerta aos moradores.
Números preocupantes
A Prefeitura está planejando para os próximos dias um plano de ação emergencial com a previsão de utilização das equipes disponíveis nas secretarias com o objetivo de intensificar as ações de prevenção, conscientização e de comunicação. Os números de janeiro a abril, até o momento, são:
- Janeiro: 14 notificações; 3 confirmados; 11 descartados
- Fevereiro:18 notificações; 8 confirmados; 10 descartados
- Março: 92 notificações; 47 confirmados; 26 descartados; 19 aguardando exame
- Abril (até o dia 11): 74 notificações; 7 confirmados; 01 descartado; 67 aguardando exame
Dengue pode matar
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus do gênero Flavivírus, da família Flaviviridae, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. No verão, há mais incidência por causa dos dias quentes e úmidos e não existe tratamento específico. Existem quatro tipos de vírus da dengue, portanto, é possível ser infectado até quatro vezes. A dengue causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Outros sintomas são erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.