JAGUARÉ: Apesar de ser pequeno em extensão territorial, o Município de Jaguaré destaca-se na economia estadual e brasileira por ter um comércio bem estruturado, e principalmente por ter uma forte produção rural, destacando-se no cultivo do Café Conilon e Pimenta do Reino.
Com população atual estimada em 31 mil habitantes, foi em 13 de dezembro de 1981, que a região se separou do município de São Mateus e passou a constituir o município de Jaguaré.
Em novembro de 1982, a população do município elegeu para um mandato de seis anos o seu primeiro prefeito: Domingos Sávio Pinto Martins e Ozílio Carlos Pansini como seu vice. Foi eleita também a primeira bancada legislativa do Município, composta por Antonio Menegardo Giovanelli, Eugênio Salvador, Francisco Aldecir Fernandes, Luiz Almeida, Paulo Roberto Sasso, Tarcísio Chavatte e Vicente Cosme.
Desde a emancipação, a população de Jaguaré esteve representada por muita gente trabalhadora que contribuiu pelo desenvolvimento da cidade, é o que afirma Marcos Guerra, atual prefeito do município: “Parabenizo nosso município pelos quarenta anos de emancipação política. Quero agradecer a todos e todas que contribuíram e fizeram parte dessa linda história, construída com lágrimas, respeito e muito trabalho”.
Sobre o futuro, o Prefeito Marcos Guerra afirma que diante das crises sanitárias e financeiras que o mundo atravessa, o futuro das cidades depende do planejamento de seus gestores e para isso é preciso compreender quais serão suas necessidades: “mais do que nunca é preciso ter planejamento, saber onde se quer chegar e focar nesse objetivo. Jaguaré tem um futuro brilhante pela frente, e é preciso ser construído através de parcerias entre os poderes executivo, legislativo, judiciário e as entidades civis organizadas”.
Como ato simbólico em comemoração aos 40 anos da emancipação política, serão plantadas 40 mudas de arvores nativas, nesta segunda-feira nas proximidades da Secretaria de Cultura do município. (ASCOM-PMJ)