JAGUARÉ: O último sábado parecia um final de semana de colheita no Centro de Jaguaré. Ruas lotadas, sem espaço para estacionamento e famílias inteiras, com centenas de crianças nas ruas, comércio e supermercado. A cena contraria toda a recomendação das autoridades de fechamento do comércio isolamento social devido a Pandemia do Novo Corona Vírus.
As cenas foram de vários comércios abertos, loteria lotada com grande aglomeração de pessoas e supermercados com famílias inteiras, ‘como uma festa’ resumiu um dos comerciantes que tentava fechar a loja mas as pessoas insistiam em permanecer na mês. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa, em caso de necessidade somente uma pessoa da casa saia para realizar os serviços urgentes (mesmo esta ao chegar em casa deve trocar de roupa e se higienizar).
Na sexta-feira, 20-03, o governador Renato Casagrande (PSB) determinou o fechamento de comércios não essenciais em todo o Espírito Santo para evitar a propagação do novo coronavírus. A medida tem validade de 15 dias, e começava a valer a partir deste sábado.
O Governador do Estado decretou o fechamento de todas as instituições financeiras, bancos, públicos e privados, a partir do dia 23 de março de 2020, segunda-feira, pelo prazo de 15 (quinze) dias;
“Estamos fazendo todo o possível pelo bem da população, mas ela precisa toma a iniciativa e cumprir o isolamento. Não estamos em férias escolares, não estamos em um grande feriado. Estamos diante de uma Pandemia que se não agirmos com a colaboração de todos teremos um quadro incontrolável de doentes e mortes. Precisamos do apoio da população”- desabafou o Secretário Municipal de Saúde, Jair Sandrini.
Ainda na sexta-feira, durante entrevista coletiva realizada nas redes sociais o Governador salientou a possibilidade das forças militares estarem nas ruas em um ‘processo educativo’, de orientação sobre a importância do isolamento sócia em um primeiro momento. Casagrande também não descartou a possibilidade de ter apoio das Forças Armadas (dependendo do Governo Federal) neste processo.