JAGUARÉ: Transformar a realidade dos municípios com foco em ações de empreendedorismo. Esse é o objetivo do Programa Cidade Empreendedora. Jaguaré faz parte dessa iniciativa desde o início de 2021, assim que se iniciaram os trabalhos da atual gestão. O Programa é uma ação do Sebrae em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo – Aderes e é adotado por gestores públicos com interesse em acelerar e sustentar o desenvolvimento socioeconômico do município.
Em Jaguaré, o Cidade Empreendedora é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, assim que o prefeito Marcos Guerra assinou a adesão ao programa criou uma equipe com representantes de todas as secretarias da Prefeitura. Essa equipe é coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cayo Cezar Casagrande.
“Nosso povo é empreendedor por natureza e esse programa só fez ressaltar essa característica. Assim que assumimos percebemos que seria possível fazer muito mais e, com o apoio da Administração, fomos buscar meios de melhorar o perfil de Jaguaré quanto à capacidade de se tornar uma cidade, realmente, empreendedora. O jaguarenses já provou que tem uma capacidade muito grande para identificar oportunidades e investir tempo e recursos de forma inteligente. A melhora dos resultados reflete isso”, afirmou Cayo”.
A equipe respondeu um questionário de 222 questões que serviu como instrumento de avaliação que contempla os quesitos de Governança, Programas e Projetos, Regulamentações e Legislações, Processos que facilitam a realização de negócios e Recursos e Infraestrutura.
Ao responderem o questionário com esses itens o município de Jaguaré apresentou uma nota de 3,1 (de avaliação de 0 a 10), que reflete diretamente a realidade anterior à 2021. A partir daí, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico implementou ações de melhorias e fortalecimento do empreendedorismo com a criação e modificação de leis e incentivos fiscais, além de modificar e implementar um novo modelo de gestão a todas as secretarias.
Em setembro a equipe se reuniu com a consultora do Sebrae, Luciana Schaeffer para, mais uma vez, responder o questionário de 222 itens para avaliar a atual gestão após um ano de governo. A avaliação mostrou a evolução do município que dobrou sua capacidade de apresentar soluções para empreendedores. Segundo a Consultora Luciana Schaeffer, a nota de 6,5 é uma das maiores da região nesta segunda avaliação.