JAGUARÉ: Com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Prefeitura de Jaguaré pede atenção especial dos produtores rurais que possuem barragens. A orientação é que mantenham os monges e áreas de escape livres. A previsão é que até quinta-feira a o total em chuva ultrapasse os 100mm. Somente neste mês o total em chuva pode chegar a 450mm, o maior índice os últimos anos.
De acordo com as informações do Climatempo a previsão de chuva para os próximos dias é de:
– 27/11 – Domingo – 27mm
– 28/11 – segunda-feira – 15mm
– 29/11- terça-feira – 30mm
– 30/11 – quarta-feira – 18mm
– 01-/12 – quinta-feira – 10mm
Já o acumulado de chuva neste mês, de acordo com SAAE de Jaguaré chega a 350mm. Somados o precipitado e o previsto Novembro de 2022 poderá chegar a marca de 450mm de chuva em um único mês. Em Novembro/2021 o acumulado de chuva foi de 145mm, e em Novembro/2020 ficou em 93mm.
Em entrevista o Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, enalteceu a importância das chuvas para o Município agrícola, reforçou a importância dos produtores rurais. Citou a total interdição da ES-230, com o rompimento de uma barragem próximo a comunidade do Tesouro, e pede apoio. “As chuvas são importantíssimas, mas precisamos da colaboração permanente de nossos produtores rurais no monitoramento e manutenção das barragens. Elas são importantíssimas para nossa economia, mas precisamos ter cuidado. “ – comentou.
A orientação da Defesa Civil Municipal é que os produtores rurais possam realizar uma visita constante em suas barragens neste período de chuvas. Especialmente sobre o monge – para manter sua limpeza e fácil drenagem, bem como da estrutura das barragens. A qualquer sinal de trinca ou desmoronamento a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente.
Cidade
O órgão, em Jaguaré, orienta à população que evite acumular lixo e entulho nas vias públicas, pois, pode acarretar o bloqueio dos bueiros (bocas de lobo) que direcionam a água para as galerias pluviais. Um dos problemas percebidos em Jaguaré aconteceu no Bairro Irmã Teresa, onde foi constatado pela Defesa Civil que havia duas portas de guarda-roupa impedindo o escoamento da água pelas manilhas.
A Defesa Civil adverte também para os potenciais riscos de alagamentos e movimento de terra. O órgão também pede à população que esteja atenta a rachaduras em paredes e muita atenção em regiões de encosta, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Sérgio Rubens Farias.
“O grau de severidade da chuva depende muito das condições das ruas e imóveis. A população deve ficar atenta para indícios de novas trincas e fissuras nas moradias e movimentação de solo nos terrenos. Também pedimos que as pessoas evitem passar por áreas alagadas e próximas rios e córregos”, destacou Sérgio Farias
Para receber alertas em casos de chuvas, frentes frias, tempestades e alagamentos, a Defesa Civil envia notificação pelo celular através de SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP do local de residência para 40199. A população também pode acompanhar os avisos da Defesa Civil local no site da Prefeitura de Jaguaré. Em caso de emergência, deve-se ligar para a Defesa Civil pelo número 199, que funciona 24horas.