JAGUARÉ: A partir do dia 13 de dezembro, Jaguaré vai entrar em sistema de racionamento de água no período de 20:00 às 23:00 horas, todos os dias da semana. O Decreto de Racionamento vai valer até a situação hídrica se normalizar. As fortes ondas de calor associadas à prolongada estiagem levaram a Prefeitura Municipal a tomar a medida de suspender o abastecimento nesse período.
O decreto autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae a suspender o trabalho das bombas entre 8 e 11 horas da noite. A medida vale para a área urbana do município e a Comunidade de São Roque, que são abastecidas pela Estação Central da Bacia do jundiá. A situação já começa a causar preocupação devido à pouca quantidade de chuva nos últimos meses. Soma-se a isso, o fato de que os serviços meteorológicos do Estado e do país não sinalizam com a previsão de chuvas com a condição de recuperar os mananciais.
Evitar o desabastecimento
O racionamento de água que jaguaré passará a enfrentar nos próximos dias não deve alterar muito a rotina de uso normal para a população. Porém, o prefeito Marcos Guerra alerta que a observação à necessidade de economizar, e o caráter de atenção, devem ser mantidos por todos no município.
“A nossa gestão vai fazer tudo o que pode para evitar o desabastecimento em um nível mais grave. E, para isso, fazemos um apelo a toda a sociedade para que estejam atentos às medidas de economia de água. Todos sabemos o que fazer para atravessar esse período de seca priorizando a água tratada para necessidades essenciais e, assim, evitar transtornos”, ressaltou Marcos Guerra.
Como economizar
A água é um elemento essencial para a vida do ser humano e de todas as espécies. É essencial para diversos fins, desde atividades cotidianas, até para o desenvolvimento econômico. Para evitar transtornos com a falta de água e contribuir com o município e, mesmo com o planeta, todos podem adotar algumas medidas importantes:
NA AGRICULTURA
– Evitar irrigar por pivô central
– Não fazer irrigação por aspersão
– Não irrigar no período mais quente do dia
DICAS GERAIS
– Tome banhos mais curtos – Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados.
– Feche o chuveiro sempre que possível – Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa.
– Mantenha a torneira fechada – As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos, pode-se economizar até 12 litros em casas e 80 litros em apartamentos.
– Cuidado com os vazamentos – Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.
– Use a descarga com consciência – Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.
– Limpe antes de lavar – Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada.
– Lave a roupa com menos frequência e mais atenção – O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso.
– Reaproveite a água da máquina de lavar – A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas.
– Não utilize a mangueira – Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.
– Use a vassoura para limpar a calçada – Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.
– Cuide da água da piscina – Sempre que não utilizada, cubra a piscina – assim, a evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.
– Atente-se à caixa d’água – Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.
– Feche bem as torneiras – Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.