JAGUARÉ: Esta sexta-feira (01.03) é de profunda tristeza para toda Jaguaré. O Fundador da Casa Cosme, aos 86 anos faleceu Santaninha Cosme, uma referência no comércio de Jaguaré. Ele estava internado no Hospital Meridional em São Mateus, por complicações de problemas pulmonares.
O velório acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguaré. O sepultamento acontece neste sábado (2), às 8h, no cemitério municipal.
Santaninha Cosme nasceu e foi criado na zona rural, nas proximidades de Vargem Grande, então Município de São Mateus. Anos depois, veio para a Vila de Jaguaré, onde fundou a Casa Cosme, em 1967. “Começou com a coragem e uma portinha. Indo evoluindo com trabalho e confiança de toda Cidade. E acompanhando todos os movimentos da loja até os últimos dias. Ele sempre foi um empreendedor nato” – relatou os familiares.
Casado por 62 anos com Avanir Bonomo Cosme, Santaninha teve cinco filhos (Maria Gorete, Maria Marta, Maria Madalena, Kiara e Washington Luiz, conhecido como Titão da Casa Cosme), 10 netos e nove bisnetos.
Atuou pela emancipação de Jaguaré, foi candidato a vereador trabalhou diretamente pela criação da CDL de Jaguaré. Católico fervoroso, sempre esteve presente em setores de finanças na Igreja Católica, em reformas e campanhas do café. Inclusive há relatos de que insistia para que toda família e vizinhos frequentassem a Igreja, da qual era o sineiro. A atuava como uma das lideranças do Movimento Italiano Jaguarense.
A Família destaca Santaninha Cosme como “um ser humano com valores muito bem definidos”. Homem muito sério, responsável em tudo que fazia e sempre se envolvia com boas causas.
Familiares contam que Casa Cosme iniciou como uma mercearia, vendendo secos e molhados. Foi crescendo, atualmente sendo referência em Jaguaré, como diversidade de produtos como de cama, mesa e banho, material esportivo, calçados, bolsas, entre outros. Um empreendedor nato, Santaninha no início ia de Belina buscar produtos para vender em Jaguaré.
“Bom marido, pai, avô, sogro e com uma família muito unida. Sempre presente na família, na Igreja e no trabalho. Seu legado é muito grande e admirável. Temos uma perda muito grande para nossa família. Para nossa loja, ele era nosso ícone, e para nossa Cidade, pois perdemos um grande empreendedor.”
Movimento Italiano de Jaguaré
A AMITAJ, por meio de seu presidente Rui André Basso, publicou nas redes sociais:
“Foi na residência de Santaninha Cosme, que com sua costumeira cordialidade e acolhida, um grupo de amigos fundou a AMITAJ – Associação do Movimento Italiano de Jaguaré nos idos de 2008. Participativo e incentivador de todas as atividades desenvolvidas pelo movimento, sempre esteve presente com sua liderança e organização Brava Persona. Riponsa in Pace
O velório de Santaninha Cosme acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguaré. O sepultamento acontece neste sábado (2), às 8h, no cemitério municipal.