JAGUARÉ: A sociedade civil se organiza para realizar uma manifestação contra o Fechamento do Fórum de Jaguaré. Com o fechamento, aproximadamente 9.000 processos deixarão a Cidade e serão encaminhados para o Fórum de São Mateus. O fechamento ainda pode trazer consequenciais nos atendimentos da Polícia Civil, Defensoria Pública e do Ministério Público.O protesto acontece nesta segunda-feira, ás 12h, com carreata saindo do Trevo de Fátima.
Há menos de um mês, em uma sessão fechada, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo decidiu pela integralização – fechamento de 28 Comarcas em todo o Estado, alegando necessidade de redução de despesas. Neste processo não houve consulta pública ou reuniões com as comunidades locais para análise dos impactos.
Assim, aproximadamente 9.000 processos serão remetidos para o Fórum de São Mateus, que atualmente possui as seguintes características: longe da rodoviária e geralmente com audiências fora dos horários de ônibus São Mateus-Jaguaré.
O protesto contra fechamento é uma organização da sociedade civil. Terá início às 12h desta segunda-feira, saindo do trevo de Fátima. Os organizadores pretendem percorrer a Av. 9 de Agosto e realiza uma parada em frente ao Fórum de Jaguaré. Em seguida a carreata seguirá à Água Limpa, Barra Seca e Palmito, com retorno e encerramento em frente ao Fórum de Jaguaré.