JAGUARÉ: As chuvas intensas registradas nos últimos dias em Jaguaré afetam diretamente a produção agrícola e a vida cotidiana da população. Grande parte desses problemas se revelam nos estragos consideráveis nas diversas estradas do município. São vários problemas causados por enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra, que dificultam ou impedem o trânsito de estudantes, trabalhadores e o escoamento da produção.
Os institutos que avaliam o clima não deixam dúvidas quanto à possibilidade de mais chuvas intensas na região, o que causa mais apreensão às pessoas. Apesar da previsão de mais chuvas, na manhã desta quarta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Transportes, iniciou procedimentos de recuperação das estradas em piores condições, como a da estrada na Comunidade da Goreth, que já está com o tráfego liberado. De acordo com o prefeito Marcos Guerra, o município vive momentos de excepcional emergência.
“Tivemos um grande volume de chuvas e com intensidade preocupante. Hoje, temos cerca de 60% das nossas estradas com problemas que demandam tempo para recuperação. Estamos focados em continuar a recuperação – assim que a chuva der uma trégua, das estradas principais para dar condições às pessoas de se locomoverem. Aproveitamos que o tempo ficou firme nesses dois últimos dias e recolocamos as máquinas para trabalhar. Não estamos poupando esforços”, asseverou o prefeito Marcos Guerra.
Os trabalhos de recuperação tiveram continuidade na estrada principal que dá acesso à Comunidade Santa Maria Goreth. Em caráter emergencial, a Prefeitura adquiriu, esta semana, 1500 toneladas de pedra marroada e brita nº 03, para serem utilizadas no cascalhamento de algumas estradas. O material chegou na manhã desta quarta e já foram enviadas diretamente para a região. Nesta quinta-feira, 22, as máquinas irão para Água Limpa.
A Secretaria realiza trabalhos de recuperação de estrada com pedras marroadas e brita 03, patrol, escavadeira, rolo compressor e caçambas. Os principais problemas se localizam nas estradas principais nas comunidades de Goreth, Àgua Limpa, Cachimbal e Estivado. Porém, todas as estradas foram atingidaa, o que dificulta a recuperação imediata.