JAGUARÉ: A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, nesta terça-feira, 26, formou 15 jovens participantes do programa Jovem Aprendiz, organizado pelo Serviço Nacional do Comércio – Senac. A formatura foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Marcos Guerra.
Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori, a secretária de Turismo, Vera Backer, a gerente regional do Senac, em São Mateus, Giovana Piol Segatto e a assistente de Recursos Humanos do Supermercado Da Praça, Luciene Almeida Muniz. Os participantes receberam os certificados de conclusão do curso em Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados.
O programa teve duração de 12 meses, com início em outubro de 2023 e encerramento em novembro e foi realizado em parceria com as três redes de supermercados do município. O Jovem Aprendiz capacitou os 15 jovens para o mercado de trabalho que foram capacitados com aulas práticas e teóricas. Entre os formandos, receberam certificados dois estudantes assistidos pela instituição Casa Lar do município.
Segurança e oportunidade
“Em 2020, nós colocamos em nosso plano de governo, a possibilidade da primeira oportunidade profissional, do primeiro emprego, porque quando você vai procurar trabalho, sempre se exige experiência. Então é uma felicidade muito grande poder participar deste momento importante na vida desses jovens. O Jovem Aprendiz traz uma segurança para os jovens se prepararem e terem a oportunidade de concorrer a vagas e, com as boas parcerias com as empresas, eles têm mais facilidade de ingressarem em um trabalho”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra.
O programa
O objetivo do programa Jovem Aprendiz é capacitar jovens entre 14 e 24 anos para a inserção no mercado de trabalho. O programa tem como finalidades: Proporcionar a aprendizagem prática em empresas; desenvolver habilidades profissionais; contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos contratados. O programa estabelece que empresas de pequeno a grande porte devem ter entre 5% e 15% de colaboradores nessa modalidade.