JAGUARÉ: Nesta sexta-feira, 08 de novembro, Jaguaré tornou-se palco de um evento inovador e educativo com a realização do I Primeiro Festival de Jogos Matemáticos. O evento reuniu 148 alunos no Centro de Convivência Marcelina Coco no Bairro Seac.
O festival reuniu estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental – Emef Marciano Altoé, Orélio Caliman, Benedita dos Santos Silva, a Emeief Adriana Barcelos de Souza e a Ecorm São João Bosco, Ecorm Giral, Ecorm Japira e EEEMF Irmã Tereza Altoé, e EEEMF Pedro Paulo Grobério.
A primeira edição em Jaguaré, é uma iniciativa do professor Hélio Muniz da Cunha, com apoio da Secretaria Municipal de Educação do município – Seme, em parceria com o projeto Matemática na Rede da Secretaria Estadual de Educação – Sedu. Ainda colaboraram a Escola Família Agrícola – EFA, e o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Objetivo
O objetivo do evento é impulsionar os estudantes a se tornarem indivíduos competentes, críticos e confiantes desenvolvendo as capacidades básicas de usar esta ciência para analisar e resolver situações cotidianas. Além disso, busca-se levar o aluno a raciocinar e se comunicar, assim como desenvolver a autoconfiança necessária para fazê-lo.
“Queremos mostrar que a matemática pode ser divertida e acessível para todos. Muitas vezes, ela é vista como uma disciplina difícil e assustadora, mas, através dos jogos, conseguimos transformar essa percepção”, explicou a Secretária de Educação, Cida Costalonga.
Participações
Estiveram presentes também os representantes do projeto Matemática na Rede, Welington Rosa de Azevedo, professor Thiago César Rosa do município de Guaçuí, Túlio Konecny representante da Escola de Matemática Aplicada, Raissa Rocha Silva, representante do Programa Matemática na Rede, luany Lima Ferreira, Técnica pedagógica da Gerência da Educação no Campo, Tiago Guedes Strasseman, representando os Jogos Matemáticos, da UniRio, Tiane Marcarini, representante da Universidade Federal do Espirito Santo – UFES, Cristiane Heloise, representando a Superintendência de Nova Venécia e ainda Drean Guedis da Silva representando a Superintendência de Linhares e Vinicius Brito Lima coordenador do Programa Nacional do Livro Didático.