JAGUARÉ: Após duas décadas de esperas e inundações em cada período de chuvas os moradores dos bairros Irmã Tereza e Seac receberam a confirmação da realização das obras de macrodrenagem nos bairros Seac e Irmã Tereza. A população pressente na Audiência Pública, realizada nesta segunda-feira, 21/08, no salão de festas do Projeto Bem Viver, acompanhou a descrição de que os investimentos fazem parte do Plano de Contingência elaborado junto com o Governo do Estado para o enfrentamento de crises e representará um investimento de R$ 3,2 milhões.
Para o Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, o momento é de grande alegria e histórico. Destacou a oportunidade que Deus tem lhe conferido de poder atender a demandas e anseios de população que espera desacreditada a décadas por ações do poder público. “Não podemos tudo, mas fazemos tudo que podemos. E hoje é a vez de vocês aqui dos bairros Irmã Tereza e Seac que a cada período de chuvas sofrem com inundações.Com trabalho sério e responsabilidade vamos melhorando a cada dia a vida das pessoas de nosso Município” – avaliou.
Marcos comentou ainda que o sentimento de descrença no poder público também foi sentido pela comunidade de Fátima ao se anunciar o calçamento da quase totalidade da comunidade. Bem como pela comunidade de Barra Seca de Ponte ao se anunciar uma nova escola. “São compromissos que assumimos e que em breve mudará a vida de tantas pessoas”.
“Essa é mais uma obra importante que o município vai realizar e representa uma parte importante do nosso Planejamento de Governo: viabilizar a infraestrutura do município fazendo o que é possível para melhorar a vida das pessoas. Estamos fazendo de tudo para que essa obra comece – e termine o mais rápido possível com o máximo de qualidade para que os moradores não passem mais por situações de alagamento”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra. A obra está avaliada nesta primeira fase em R$ 3.216, 588, 84 (três milhões duzentos e dezesseis mil quinhentos e oitenta e oito reais e oitenta e quatro centavos).
Acompanhando a Audiência Pública os vereadores Jair Sandrini e Professor Tininha destacaram a importância da Prefeitura estar organizada e realizando obras necessárias e que mudarão a vida de aproximadamente duas mil pessoas.
O evento contou com a presença do prefeito Marcos Guerra, do vice-prefeito e secretário de Obras, Elder Sossai, além dos secretários de Planejamento Urbano, Robson Grobério, de Governo, Jordano Sossai, de Cultura, Elias Viana, de Assistência Social, Rangélica Rosato, de Transportes, Olávio Bernardo, de Educação, Admilson Castro, de Meio Ambiente, Ezídio Basso e o secretário de Desenvolvimento Econômico João Henrique Sartori. Também participaram o coordenador da Defesa Civil de Jaguaré, Sérgio Farias e, representando a Coordenação Norte da Defesa Civil, sargento Gabriela Fontes.
Plano de Contingência
Por ocasião do anúncio da obra nos bairros Irmã Tereza e Seac, a Secretaria Municipal de Planejamento urbano apresentou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município. O documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelas instituições nas ações de alerta, socorro, assistência e restabelecimento visando reduzir os danos e prejuízos decorrentes de desastres.
Foram estabelecidos cenários de risco para oito localidades do município: Irmã Tereza; Fátima; Água Limpa; Barra Seca; Boa Vista; Nova Esperança; Palmital e São Roque.