JAGUARÉ: Após afastamento para tratamento de saúde o Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, retornou ao cargo reafirmado seu compromisso com o diálogo e governando para todos. Em entrevista ao Portal O Conilon o prefeito de Jaguaré agradeceu as orações e a todos que mantiveram o bom trabalho durante seu afastamento, fosse atendendo à população ou dando continuidade em projetos e obras que atendam à sociedade. Marcos ainda destacou o momento como de alerta e prudência, frente a incertezas no campo econômico para os municípios brasileiros.
Foram quarenta dias de afastamento para um tratamento preventivo de um câncer descoberto há alguns anos. “Conversei muito com minha família e como homem público decidimos dar publicidade aos amigos e população. Graças a Deus tudo está bem”. E neste retorno Marcos frisa que reencontra o Município caminhando, atendendo e avançando.
Relatou o bom andamento dos projetos previamente encaminhados e grandes conquistas, como a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova EMEF Barra Seca de Ponte Nova. “E novamente tenho que agradecer. Ao meu amigo Elder e toda a equipe da Prefeitura de Jaguaré que manteve todo o Município em seu curso”.
Neste retorno Marcos destaca que tem priorizado reuniões com cada secretaria e entidades para acompanhar de perto cada demanda. Não deixou porém o garantir o grande fluxo de atendimento à população, com agendas que se estendem do expediente normal.
Atenção Financeira
Segundo o Prefeito a grande atenção no momento volta-se a situação financeira do Município. Explica que desde o ano passado, com a política de corte de impostos sobre os combustíveis, a Prefeitura vem sofrendo forte queda em suas receitas. Relata que esta queda aumenta com a queda nos repasses dos royalties, visto a queda no preço do barril do petróleo.
Ainda segundo Marcos, acrescenta-se a este fator a Reforma Tributária, que tramita na esfera federal, e pode representar forte impacto nas economias dos municípios.
“Temos um orçamento e trabalhamos de forma prudente. Porém uma decisão nos últimos meses do ano afetou fortemente a receita que estava prevista e que vinha acontecendo. Outros fatores também estão aumentado nosso nível de alerta e temos que ser prudentes para garantir o melhor para nosso Município”.
Um Governo de Parcerias
Marcos Guerra encerrou a entrevista classificando sua gestão como um Governo de Parcerias. Onde, acima de linhas ideológicas ou paixões partidárias tem construído parcerias pelo bem do Município. Citou o grande apoio do Governador Renato Casagrande, a quem classifica como segundo prefeito de todos os municípios capixabas. Ao vice-governador Ricardo Ferraço, que vem articulando o desenvolvimento do Estado nas diversas esferas. Aos deputados estaduais, na figura do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo Marcelo Santos, à bancada Federal, nas pessoas dos Deputados Federais Gilson Daniel e DaVitória e aos vereadores da Câmara de Jaguaré.
“Nesta vida ninguém faz nada sozinho, especialmente na vida pública. As parcerias são essenciais. E aproveito este momento para agradecer especialmente os vereadores da Câmara de Jaguaré que aprovaram recentemente o pedido do Executivo para um empréstimo de R$ 10 milhões. Agradeço pois não tiveram medo de opiniões ou visões políticas, mas entenderam que este valor é destinado às contrapartidas nas obras que já temos projetos junto ao Governo do Estado. Cito as obras do esgoto no Centro, a construção da EMEF de Fátima e a construção de tantas quadras nas escolas e comunidades. Ressalto o agradecimento e a confiança de que juntos vamos construindo um Município cada vez melhor” – reforçou.