MARILÂNDIA – BARRA DE SÃO FRANCISCO: O secretário Municipal de Agricultura, Nildo Rúdio, e o vereador Cimá Fubá estiveram nesta semana em Barra de São Francisco para conhecerem as práticas do Projeto Barraginha. A intenção é que a implantação da tecnologia possa melhorar a vida das comunidades e produtores rurais, possibilitando melhor aproveitamento das chuvas e a proteção do solo contra erosões.
Em Barra de São Francisco o projeto ocorre em uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura. Lá, o secretário de Meio Ambiente da cidade, José Henrique Bolzan, o técnico em agropecuária Matheus Pastore e os vereadores Wilson Mulinha e Juvenal Calixto demonstraram os efeitos benéficos do projeto. A intenção da equipe local é efetuar intercâmbios para a disseminação da tecnologia.
De acordo com as informações técnicas, as Barraginhas são pequenas bacias que captam enxurradas, preservam o solo e evitam erosões. Elas proporcionam a infiltração da água das chuvas no terreno e promovem a recarga dos lençóis freáticos. Assim permite-se o abastecimento de nascentes, córregos e rios proporcionando sustentabilidade hídrica das propriedades.
O sistema Barraginhas é considerado uma tecnologia social que tem melhorado a qualidade de vida das famílias de diversas comunidades onde foi implantado. A tecnologia é desenvolvida pelo pesquisador Luciano Cordoval, da Embrapa, e vem sendo implantada no Espírito Santo. “Essa é uma boa opção para ser implantada também em Marilândia” – avaliou o vereador Cimá Fubá.