GAZETA ONLINE – Já imaginou enfrentar -8ºC aqui mesmo, no Espírito Santo? A temperatura impressionante foi registrada pelo praticante de montanhismo Pedro Antonio Custódio da Silva, conhecido como Pedrão do Brasil, no primeiro acampamento a caminho do Pico da Bandeira, o Terreirão, no Parque Nacional do Caparaó, na manhã desta terça-feira(9).
Esse frio intenso congelou garrafas de água, iorgute e até as barracas que estavam úmidas de orvalho. Pedrão, que está com mais dois amigos seguindo até o Pico da Bandeira, afirma que a temperatura impressionou os montanhistas, mas não vai atrapalhar a conclusão da aventura.
“No dia 4 de junho eu tinha registrado 2,9ºC, mas dessa vez -8ºC, isso impressionou. De madrugada foi o maior frio, nós trouxemos iorgute, mas o frio congelou, a água congelou, deu até gelo nas barracas, mas viemos preparados para enfrentar o frio, já faz uns 10 anos que eu pratico trilha, então viemos preparados”, disse.
Pedrão afirma que na tarde desta segunda-feira (8) o termômetro chegou a marcar -6ºC. Por volta das 10h desta terça-feira a temperatura estava na casa dos 9ºC e o gelo formado nas barracas estava derretendo em os raios de sol.
“Está com sol aqui, o gelo das barracas já derreteu, mas mesmo assim está muito frio. Hoje de manhã tava -8ºC e a sensação de como se fosse -15ºC. Agora (por volta de 10h) está entre 8ºC e 9ºC”, contou o montanhista.