NOVA VENÉCIA: No dia mundial da água, 22 de março, as unidades de ensino de Nova Venécia levaram criatividade para ensinar o uso adequado desta que é considerada fonte de vida.
Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), diante da importância para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível.
De forma lúdica, os professores do CMEITI Antônio Barbosa Sena Júnior, localizado no Bairro Bethânia, garantiram o aprendizado das crianças com contação de história, rodas de conversas, confecção de cartazes e músicas.
“Contamos a história do Jacaré egoísta. As músicas dramatizadas foram “Água”, de autoria de Cristina Mel, e “Olha a água”, de Marcelo Serralva. Esse trabalho desenvolvido com nossas crianças buscou a valorização da água como recurso natural para a manutenção da vida no planeta Terra e a conscientizar para o não desperdício e a não poluição”, pontuou a professora do 1° período da escola.
A docente completa dizendo que o trabalho foi pautado dentro dos objetivos de aprendizagem da BNCC. “Dentre vários, podemos destacar identificar e selecionar fontes de informações para responder questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua preservação”, ressalta.
No CMEI Regina Célia Meneguetti Frisso não foi diferente, o Dia Mundial da Água foi comemorado também com músicas, histórias, cartazes e teve gelatina azul para eles degustarem. No CMEI Vera Lúcia Galvão, o recurso utilizado foi o livro colorido e atrativo.
As escolas do campo não pouparam imaginação para levar o aprendizado e a conscientização aos alunos. Na EMEF Córrego do Marcelino teve escrita e declamação de poesia. Já na EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha, “Se eu fosse uma gotinha” foi a história contada pelos próprios estudantes. Um mural com gotinhas de água foi produzido pelos alunos da EMEIEF Fazenda Santa Rita.
A EMEIEF Córrego do Augusto Virgínio Chiarelli comemorou o Dia Mundial da Água com contação da história: A gotinha Plim Plim, cartazes e produção de texto, destacando a importância e o cuidado com esse bem tão precioso que é a água.