G1 ES – A capital do Espírito Santo registrou, nesta terça-feira (9), a madrugada mais fria do ano, com 13,5ºC, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Além de Vitória, pelo menos outros 16 municípios bateram o recorde. Em Aracê, distrito de Domingos Martins, na região Serrana do Estado, os termômetros marcaram 3ºC.
O porteiro Geovane Nunes passou a madrugada mais fria do ano acordado por causa do trabalho. “Foi muito frio mesmo, foi ruim demais. Sexta e sábado ventou um pouco mais, mas não fez tanto frio que nem essa noite. Tava com dois casacos pra ficar bem aquecido”, contou.
Moradora de Aracê, a bancária Bárbara Bravim Uliana disse que, apesar de estar acostumada com o frio da região, este ano a sensação é ainda pior. “Está tão frio que as mãos estão doendo só de ficarem para fora das luvas. Eu dormi com três cobertas. Estava tão pesado que eu não consegui me mexer”, contou, aos risos.
Se para dormir é difícil, levantar da cama também tem sido uma missão dura para os moradores. “Tem que ter coragem para sair da cama. O meu pai hoje foi trabalhar com duas calças e quatro blusas. A gente está com os casacos mais pesados. O vento muito gelado também. Às vezes, a gente até duvida que o termômetro está certo”, disse.
Temperaturas registradas nesta madrugada, segundo o Incaper:
Aracê: 3°C
Venda Nova do Imigrante: 5,5°C
Iúna: 7,2°C
Afonso Cláudio:9,7°C°C
Marilândia: 10,2°C
Cachoeiro de Itapemirim: 10,8°C
Sooretama: 10,9°C
Alegre: 11,5°C
Nova Venécia: 12,9°C
Ecoporanga: 13°C
Mucurici: 13°C
Alfredo Chaves: 13,1°C
Vitória: 13,5 °C
Linhares: 13,8°C
Pinheiros: 14,2°C
Vila Velha: 14,3°C
São Mateus: 14,6°C