JAGUARÉ: O vice-prefeito de Jaguaré, Ruberci Casagrande, será alvo mais uma vez de uma votação para cassação de seu mandato ‘de prefeito’. A Câmara Municipal marcou para esta terça-feira, 26, ás 9h, uma sessão extraordinária para julgar novamente o vice-prefeito, em um processo que foi aberto em 2017.
De acordo com especialistas consultados pelo Jornal O Conilon, o Legislação determina o andamento das comissões de investigação no prazo de 90 dias. Para a cassação, são necessários 1/3 dos votos dos vereadores da Casa – 8 de 11. Nesta entrevista, Ruberci Casagrande detalha suas ideias, ações e sentimentos diante da ação programada pela Câmara de Vereadores.
Jornal O Conilon: Quais são as alegações da Câmara de Vereadores para este julgamento de terça-feira?
Ruberci Casagrande: Sinceramente não entendo. Fui alvo de três CPI’s em 2017. Me afastaram em novembro e assumiram a Prefeitura. Consegui na Justiça a anulação da cassação pois a Justiça entendeu que eles não cumpriram os prazos da defesa. Tive uma grande surpresa ao descobrir que eles não aceitaram uma denúncia de CPI contra o prefeito que tá ai porque aquelas, de dois anos atrás, estão abertas. Ora, a lei não diz que estes processos têm que ocorrer em noventa dias? O que é isso? Ao invés de explicar eles vão e publicam em Diário Oficial que querem me julgar! Sinceramente não entendo!
JC: Qual é sua opinião sobre tudo isso que vem ocorrendo desde 2017, ano em que o senhor assumiu a Prefeitura de Jaguaré, no então afastamento de Rogério Feitani pelo Tribunal de Justiça, com base em denúncia do Ministério Público (Gaeco) com acusações de fraude em licitação e processo seletivo de pessoal e na formação organização criminosa.
Ruberci Casagrande: Vou te falar a verdade… foi até o que eu comentei com a Idalina mais cedo… não entendo tanta perseguição contra mim, tanto ódio desse pessoal. Eles estavam dentro da minha casa na campanha. Eu andei este Município com boa parte dos vereadores e fazendo campanha para o Rogério. Falo pra ele porque ele mesmo não tinha nem coragem de bater palma na frente da casa dos outros ou de entrar em alguns bairros ou comunidades. Andei com o Gustavo, o Godero e a Penha. Fiz campanha todo dia pra eles e agora fazem isso.
Logo após a reeleição não fiz mais contato com o Rogério. Lembro que no dia do afastamento a Justiça me mandou assumir a Prefeitura. Naquele final de semana visitei cada um dos vereadores pedindo apoio, inclusive de nomes para ser secretário, já que a Justiça tinha afastado a maior parte. Pra minha surpresa, do meu grupo, ninguém apareceu. Tive apoio de dois vereadores que nem eram do meu grupo de então, e se tornaram amigos.
Agora, isso é algo que ninguém consegue me explicar: o que eu fiz de errado? A Justiça afasta o homem e um monte de gente; eu não sou citado em nenhuma denúncia; e vêm me perseguir? É porque só querem me julgar, mas eu gostaria de olhar no olho de cada um desses vereadores, que estão fazendo isso comigo e minha família, e perguntar: o que eu fiz? Querem me cassar de prefeito? Sou vice.
JC: Em nota à imprensa, o presidente do Legislativo, Aloísio Cetto, o Godero, alega que ‘apenas está cumprindo a Lei’. Quais foram as acusações na CPI de 2017 e como ela terminou, se terminou?
Ruberci Casagrande: Eu acho todo o processo uma peça curiosa, pra não falar outra coisa e você escrever e eles abrirem mais uma CPI contra mim. A é, eles não podem abrir… já tem quatro CPI’s eternas na Casa, então posso falar… risos. Mas acharam duas pessoas ai pra fazer uma denúncia de coisas que vão se mostrando cada dia mais sem fundamento.
Teve o caso da vam. Agendaram o veículo em janeiro de 2017 e eu entrei no final de abril. O secretário da época, ou o de agora – nem sei, não me comunicou nada da viagem. Foram e vi depois na imprensa a notícia. Ora, se o secretário não me liga pra perguntar eu vou ligar pra todo mundo pra saber: ei tem agendamento? Fiquei sabendo e afastei o secretário.
Depois teve a limpeza dos lotes com maquinas da Prefeitura. Fiz errado? Quero que alguém me explique como combater os focos de criadouro dos mosquitos da dengue. Vou ficar mandando o povo ficar dando multa em dono de lote? A multa não mata o mosquito e nem tira febre de quem tá lá no hospital passando mal.
Teve também a compra de um cadeado. Olha só… um prefeito afastado por um cadeado…risos. Mas vamos lá! Antes de eu entrar tinha o contrato com a empresa de um cartão pra fazer a compra de peças para manutenção dos carros. Quem comprou aquilo foi um funcionário. Olhem só, então se um motorista desviar combustível vou afastar o governador? O presidente? O interessante é que depois que afastaram eles fizeram uma lei dizendo que se isso ocorrer a responsabilidade é da chefia imediata, e não do prefeito. Eu não entendo de leis, como os advogados, mas pera lá. Me acusam e depois que assumem o poder mudam exatamente esta lei?
JC: O senhor comentou ‘perseguição’. A que o senhor credita tanto empenho para mantê-lo longe da Prefeitura.
Ruberci Casagrande: Risos. Ora, afastando o prefeito como a Justiça pode fazer a qualquer momento, frente tantos processos em andamento, e sem vice-prefeito, quem assume? Teve gente que nunca teria capacidade em votos de sentar naquela cadeira e sentou com esta manobra. É curioso, porque toda vez que o afastamento judicial do Rogério estava para chegar ao fim aconteciam movimentações contra mim.
Nunca fiz denúncia contra ninguém. Quem pediu o afastamento foi o Ministério Público e eu que sofro cassação? Minha impressão é que a intenção é criar o cenário instável para interferir nas decisões da Justiça. Decisão que pode acontecer a qualquer momento. Digo isso, porque depois de tanto apanhar aprendi a acompanhar os vários processos contra o prefeito atual. Tem na Comarca de Jaguaré, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, na Justiça Federal (em São Mateus) e no TRF 2, no Rio.
Afirmo que quando assumi, aquilo estava uma bagunça. Contabilidade toda atrasada e muitos pagamentos para fazer. Muitos no prédio comentavam que o prefeito afastado não aparecia no prédio desde a reeleição de outubro. Mas é claro que vão negar isso, são cargos comissionados do homem. Se teve problema na minha administração, claro que sim. Mas ressalto que teve muito mais gente pra criá-los onde não existiam.
Mas eu só acho curiosa toda esta situação: um tem um monte de processos na Justiça e eu que sou cassado. Me perseguiram pior do que se faz com um bicho. Alegam que não me achavam pra depor. Botavam gente na porta da minha casa o tempo todo. Quando constitui um advogado botaram carro atrás do carro da garota que auxiliava ao advogado que entrou em pânico. Ao invés de ir para Linhares foi pedir ajuda ano pedágio pra São Mateus.
Todo mundo sabe que eu fiz três cirurgias pra tirar hérnias. Tinha pessoal deles direto no hospital pra pressionar e saber minha alta. E falo que foi Deus que agiu no dia em que sai de casa pra tirar os pontos. Entraram dentro da minha casa, com minha esposa na cama, ‘me cassando’. Fizeram a foto, todos sorridentes, na varanda da minha casa, sem a autorização minha e da minha mulher. Naquele dia, minha empregada precisou chamar a ambulância de tanto que a pressão da Idalina subiu e passou mal.
Aí me afastam do cargo e assumem a Prefeitura. Consigo na Justiça voltar a ser vice, algo que o povo me elegeu. Agora querem me julgar de novo. Isso existe onde? Se isso não é perseguição, não si o que é.
JC: Qual o seu real desejo hoje? Vingança?
Ruberci Casagrande: Longe disso. Quero paz, pra mim, minha família e nossa Cidade. Gostaria que os vereadores lembrassem quem os ajudou, de porta em porta, com seus votos. Quem esteve com eles no primeiro mandato do Rogério e caminhou na reeleição. Agora, não aceito corrupção. Ninguém na rua pode gritar que aceito a isso. Quero que minha Cidade deixe de aparecer nos jornais dentro de mais uma denúncia de corrupção, desvio de dinheiro, ou de boatos que se perde empresas por negociações escusas. Que voltemos a estar nas notícias como bons trabalhadores, produtores… de uma terra que foi a maior produtora de café conilon do País. Isso fruto do trabalho honesto. É só o que desejo, e que Deus e Nossa Senhora ilumine nossos vereadores nesta terça-feira.