ES: Em celebração ao Dia da árvore, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio ambiente, em parceria com a Escola Família Agrícola de Jaguaré/Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – EFAJ/Mepes, realizou ação educativa nesta quinta-feira, 21, na praça em frente à Prefeitura. A ação foi realizada sob o lema “Árvore: faz oxigênio, faz sombra e faz falta. Preserve a natureza”. O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural.
Funcionários da Secretaria, professores e alunos da EFA apresentaram trabalhos com orientações sobre a importância da cobertura vegetal para evitar erosões e distribuíram mudas de espécies diversas para a população. “Essas atividades interativas são importantes para a melhoria da conscientização das pessoas sobre a importância da manutenção da cobertura vegetal, em especial a as árvores. E nesta data em que se comemora o Dia da Árvore é ainda mais importante”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ezídio Basso.
A atividade representou o retorno dos alunos da 1ª série do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Os estudantes abordam práticas de conservação do Meio Ambiente e do solo. Os alunos expuseram, cartazes banners e apresentaram experiências com maquetes, além de distribuírem sementes, sabão agroecológico e mudas de árvores. O diretor do Mepes, Éric Oliveira, destacou a importância da atividade para os alunos.
“Atividades assim são muito importantes para o município, pois marca essa data, e para os alunos da escola porque é um momento onde eles podem mostrar seus conhecimentos e também multiplicar, no Dia da Árvore, a atenção à questão da vegetação, questão do solo e mostrar a importância de proteger o solo, além da conscientização ambiental para as pessoas que estão prestigiando esse evento. E para aqueles que que trabalham no campo, essa conscientização é fundamental”, concluiu Éric.