ES: Na noite desta quinta-feira (07), no hangar do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Secretaria da Casa Militar, foi realizada a solenidade alusiva ao encerramento do 1º Curso de Operador de Suporte Médico. A formação, que é destinada aos enfermeiros e médicos do SAMU 192 que participam das operações de salvamento e resgate aéreos da unidade aérea pública capixaba, destinou-se a capacitar e habilitar 19 profissionais para que possam desenvolver ações específicas a bordo das aeronaves do NOTAER em voos aeromédicos.
Coordenado em conjunto pelos setores de instrução e ensino do NOTAER e da Secretaria da Saúde, por meio do SAMU 192, o treinamento faz parte do cumprimento de requisitos legais estabelecidos recentemente no País, por força de regulamentação aeronáutica.
“Ao concluir o curso, esses 19 profissionais da área de saúde, médicos e enfermeiros altamente especializados, passarão a um patamar diferenciado durante nossas missões aeromédicas. Se até então, eles exerciam suas funções típicas, enquanto pessoal médico embarcado, a partir de agora eles assumem a função de tripulação, desenvolvendo outras tarefas pertinentes ao voo e sua segurança”, explicou o tenente-coronel PM Sérgio Luiz Anechini, Chefe do NOTAER.
“Isso representa um ganho para a segurança das missões. E essa é a mentalidade que predomina hoje no Núcleo, alinhada ao nosso planejamento estratégico e às medidas de governo de ampliação do serviço em questão”, complementou o tenente-coronel.
O coordenador Geral do SAMU 192 no Espírito Santo, Dr. Oliveira Alves de Lima Júnior, que também participou do curso como aluno, reconheceu a dedicação de ambas instituições para que este curso se concretizasse, destacando o envolvimento e participação dos alunos.
“Ações e discussões que se iniciaram há cerca de 10 anos, quando o tenente-coronel Anechini ainda era Chefe de Operações, hoje se materializam nesta formatura, que coroa um curso marcado pela dedicação, entrega, seriedade e certeza de prestação de serviço público de qualidade”, destacou.
Por fim, o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel PM Jocarly Martins de Aguiar Júnior, citou que a iniciativa do NOTAER, marcada mais uma vez pela vanguarda no cenário nacional, corrobora todas as ações do Governo estadual que envidam esforços para que o programa “SAMU para todos” alcance 100% da população capixaba.
“Mais uma vez o NOTAER adota medidas que caminham lado a lado com os programas de governo cuja preocupação é o bem-estar do cidadão capixaba. São realmente asas que levam esperança. Parabéns ao NOTAER e parabéns aos pioneiros do SAMU 192 pela vitória alcançada! Ganhamos todos!”, afirmou o secretário.