NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), recebeu na tarde da última quarta-feira (21), os painéis fotovoltaicos para instalação, em unidade de ensino do município, de energia solar.
De acordo com o subsecretário Municipal de Educação, 119 placas e 2 unidades de inversores foram entregues para a implantação da usina solar na EMEF Veneciano. A previsão de entrega do serviço e pleno funcionamento será para o início do ano letivo de 2023. O investimento foi de pouco mais de R$355 mil, com recursos próprios do município.
Segundo o engenheiro da Seme, são inúmeras as vantagens desse tipo de geração de energia. “Economia na fatura que pode chegar até 95%, proteção contra o aumento das tarifas energéticas e cobrança de bandeiras, rápido retorno do investimento, longa durabilidade do sistema gerador. O município só tem a ganhar com essa aquisição”, considerou o profissional.
O professor de Ciências da escola, considera muitas possibilidades de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. “Com a implantação do sistema de energia solar em nossa escola, diversas vantagens são esperadas, não apenas ganhos financeiros, mas também um recurso pedagógico que poderá ser utilizado na contextualização de diversos assuntos relacionados à preservação ambiental, recursos renováveis e não renováveis, transformações energéticas, dentre outros. Podendo ser desenvolvido de forma transversal ao currículo, integrando diversas disciplinas na conscientização para um ambiente sustentável”, pontuou.
O prefeito e a secretária Municipal de Educação foram conferir de perto a chegada dos materiais. “Esse é mais um projeto piloto inovador, que temos a certeza que será sucesso. A EMEF Veneciano está sendo a pioneira, mas nosso objetivo é estender para outras unidades de ensino do município”, disse o gestor.
A gestora da pasta da educação salienta que a escolha da unidade se deu pelo valor considerável que é investido em faturas de energia. “A energia solar veio como uma das soluções para diminuir os gastos com a conta de luz e nesse momento, é possível ver também uma crescente conscientização por uma energia mais limpa e renovável, além da importância pedagógica. Aqui será um laboratório de aprendizagem”, finalizou.