JAGUARÉ: Nesta quinta-feira, 18 de abril, o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita do gerente de Projeto e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa. A visita foi marcada por um diálogo de construção de possibilidades e foram abordadas iniciativas sobre a instalação de um ponto de apoio do banco em Jaguaré para implementação do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo.
A reunião foi realizada no Gabinete do prefeito e também estiveram presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori e de Finanças, Larissa Preato. Participaram ainda, o gerente geral da agência do banco em São Mateus, Willian Santana, além de outros diretores da instituição. Jaguaré foi incluído na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, em 1998.
Crédito para impulsionar negócios
Para os nossos empreendedores das micro e pequenas empresas será de muita importância um ponto de atendimento do Banco do Nordeste, no município. A possibilidade de poderem acessar o Crediamigo, que é um programa do Banco do Nordeste que está em expansão, significa a disponibilização de crédito mais fácil e rápido para impulsionar o pequeno e microempresário”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.
Ponto de apoio
O encontro foi marcado pelo diálogo sobre a possibilidade da instalação de um ponto de apoio no município visando ao fortalecimento da economia local e o incentivo a projetos voltados para o empreendedor jaguarense por meio do Crediamigo. O programa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões apenas no município de São Mateus em 2023.
Jaguaré atingiu forte potencial de mercado
O gerente de Projetos e Expansão do banco, Alexandre Barbosa, contextualizou a atuação do Banco do Nordeste como um banco de desenvolvimento, que atua em toda a região Nordeste e em todos os municípios, mesmo fora da região Nordeste, mas que fazem parte da área da Sudene.
“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento. E, nesse sentido, foi feito um mapeamento dos mercados na região para identificar municípios com potencial de crescimento do mercado formal e informal, geração de emprego, taxas de crescimento, população e uma série de requisitos. Então, nesse ranking que foi feito, Jaguaré foi mapeado como um município com grande potencial mercadológico, para receber uma estrutura de atendimento do Crediamigo”, destacou Alexandre lembrando ainda que, o passo seguinte será a abertura de uma agência do banco em Jaguaré.