Um mosquito, três grandes problemas: dengue, zika e chikungunya. O aedes aegypti consegue se proliferar em águas paradas, geralmente em recipientes jogados e deixados em terrenos baldios e nas ruas. Se o mosquito não dá trégua, a Prefeitura de Jaguaré também não para. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Gestão Municipal alerta à população sobre a importância da limpeza dos lotes.
O aumento dos casos de dengue no município acendeu o alerta das autoridades da Secretaria de Saúde. A Vigilância Sanitária reforça a necessidade de prevenção constante como estratégia eficiente no combate ao mosquito.
Limpeza causa impacto positivo na saúde pública
A Gestão Municipal vai intensificar as ações de fiscalização e conscientização. Equipes de agentes de endemias vão percorrer os bairros orientando os moradores sobre a melhor forma de manutenção de suas áreas e vão realizar inspeções em lotes e áreas públicas. O prefeito Marcos Guerra destaca a importância da colaboração da comunidade na luta contra o mosquito.
“Cada um de nós deve desempenhar seu papel fundamental em atividades de prevenção. A limpeza dos nossos lotes é uma atitude simples, porém, importantíssima para termos um bom resultado com impacto positivo na saúde pública. Fazemos um apelo à população para que mantenha seus quintais limpos e estejam atentos ao horário da coleta do lixo. Juntos, nós vamos vencer essa batalha”, destacou Marcos Guerra.
Limpeza de lotes e áreas residenciais
A secretária municipal de Saúde, Itatiane Lana Carvalho, também pede a colaboração dos cidadãos para eliminar criadouros do aedes aegypti. “Nós fazemos um apelo à população no sentido de uma vez por semana conferir seus lotes, observar se existe algum recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito. É uma ação simples que pode salvar vidas e garantir tranquilidade para nossas famílias”, ressaltou.
O apelo da Prefeitura destaca a responsabilidade de cada morador na tarefa de manter seus lotes e quintais. O acúmulo de lixo, latas e vidros descartados de forma errada e vegetação sem poda são condições ideais para a reprodução do mosquito. A Prefeitura incentiva a população a realizar a limpeza dos terrenos eliminando criadouros e contribuindo para a saúde de todos.
Como prevenir
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.