JAGUARÉ: O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae de Jaguaré também participa das ações emergenciais de combate à dengue no município. A Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Saúde está realizando ações pontuais de enfrentamento ao problema, bem como de conscientização à necessidade de prevenção da doença e ao mosquito transmissor, Aedes Aegypti. Os números de casos notificados e positivos da dengue têm preocupado e mobilizado agentes públicos desde o início do ano.
As atividades já envolveram várias secretarias municipais em ações coordenadas. Palestras e orientações aos estudantes das escolas municipais, ações sistemáticas de limpeza em terrenos públicos com retirada de entulhos, ampliação do serviço do carro fumacê, pulverização nas casas dos bairros mais afetados, além do trabalho das equipes de endemias são algumas ações de combate ao mosquito.
Cuidados nos quintais
As localidades que apresentaram mais casos até o momento foram o Bairro Seac, com 86 notificações e 35 casos positivos para dengue, seguido do Bairro Palmital, com 66 notificações e 25 positivados e o Centro, com 37 casos notificados e 12 confirmações. O combate ao mosquito da dengue e outras pragas, como o escorpião por exemplo, está relacionado à limpeza. Terrenos baldios ou quintais com excesso de sujeira favorecem a proliferação do Aedes Aegypt e do escorpião.
A participação do Saae, portanto, vai se dar com a distribuição de panfletos com orientações aos moradores sobre a importância de manter limpo o quintal das casas, além de informar sobre a maneira correta de estocar pneus, garrafas e outros objetos. Os quintais das casas estão entre os principais lugares onde se encontram focos do mosquito. Os pequenos depósitos móveis – latinhas, tampinhas, pequenas garrafas e outros são propícios para a proliferação do mosquito.
“As pessoas precisam entender que manter quintais, terrenos e ruas limpas é a melhor forma de prevenir esses problemas. Vamos vencer o mosquito da dengue com muito trabalho e orientação às pessoas sobre a importância de manter limpos seus lotes ou quintais, livres de entulhos, restos de materiais de construção ou lixo. E é interessante fazer uma limpeza especial na semana que o caminhão de entulho for passar no local onde a pessoa mora”, destacou Valmir Cristo, diretor do Saae de Jaguaré ressaltando ainda que não adianta o morador tirar o entulho de dentro de casa e colocar na rua.
Combate ao mosquito
Um fator fundamental para a proliferação do mosquito aedes aegypti é que os ovos podem eclodir até um ano depois de serem depositados em um local. Quando ocorre contato com a água eles liberam as larvas. Portanto, a forma mais eficaz de prevenção à dengue é o combate ao mosquito. A população jaguarense pode se informar sobre medidas importantes e tomar algumas atitudes, uma vez por semana, que ajudam a eliminar os focos do mosquito:
– Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
– Deixar as lixeiras bem tampadas;
– Colocar areia nos pratos de plantas;
– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
– Limpar as calhas;
– Cobrir piscinas;
– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
– Limpar a bandeja externa da geladeira;
– Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
– Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
– Cobrir bem a cisterna e
– Cobrir bem todos os reservatórios de água.