
JAGUARÉ: A secretária de Saúde de Jaguaré, Itatiane Lana Carvalho, esteve em reunião na Superintendência Regional de Saúde da Região Norte, em São Mateus. O objetivo foi buscar soluções para evitar que o absenteísmo cresça em Jaguaré. A superintendente Leonídia Costa apresentou dados que mostram que o número de pacientes que não comparecem em consultas, e não buscam exames laboratoriais sem justificativas tem aumentado.
O que é absenteísmo
O absenteísmo no Sistema Único de Saúde – SUS, ocorre quando se dá o não comparecimento dos usuários às consultas, exames e terapias, ou qualquer procedimento médico agendado em ambulatórios e unidades de saúde. O não comparecimento aos procedimentos, acarreta vários impactos no serviço público de saúde, como aumento das filas de espera e desperdício de recursos. Para o paciente, a falta de continuidade no atendimento prejudica o vínculo com os médicos e atrasa o progresso do tratamento podendo causar piora do quadro de saúde dos pacientes.
Atenção
A secretária Itatiane Lana solicita que os usuários que não puderem comparecer ao atendimento agendado informem com antecedência. Dessa forma, será possível reorganizar a agenda e disponibilizar a vaga para outro paciente que necessite do serviço. Ela destaca que há um quantitativo de exames esquecidos e prazo de validade para que ele seja apresentado ao médico.
“Os exames possuem validade de aproximadamente seis meses, dependendo do procedimento solicitado pelo médico. A Gestão Municipal, em parceria com o Governo do Estado, tem trabalhado intensamente para que as autorizações sejam realizadas com a maior agilidade possível reduzindo, assim, o tempo de espera dos pacientes. Por isso, pedimos a colaboração de todos para evitar que outros usuários sejam prejudicados”, destacou a secretária.