JAGUARÉ: A prefeitura de Jaguaré realiza esta semana uma série de ações emergenciais de combate à dengue no município. O crescente número de notificações e confirmações de casos da doença levaram a Prefeitura a organizar atividades que vão de conscientização de estudantes a intervenções em terrenos abandonados e que apresentam sujeira e condições propícias para o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Até o dia 17 de abril, domingo, o município contabilizava 116 casos notificados e 15 confirmações, contra 92 casos e 47 confirmações em todo o mês de março. O aumento do número de casos em Jaguaré já motivou a Prefeitura a emitir dois alertas à população para que mantenham os cuidados necessários com a prevenção ao mosquito. O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, lembra que ações de combate ao mosquito têm que ser uma preocupação constante de toda a população.
“Nós estamos fazendo nossa parte enquanto poder público e cidadãos. Mas, é preciso que, também, a população esteja atenta aos cuidados necessários com a limpeza de seu quintal, e atenta com o que pode ser encontrado nas ruas. Podemos e devemos proteger aqueles a quem amamos nos esforçando em manter limpa a cidade. É um dever de todos nós”, ressalta o prefeito.
A Coordenação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Jaguaré, implementou nos últimos dias as ações de combate ao Aedes Aegypti com a intensificação da ação de bloqueio químico com o veículo fumacê nas localidades do município que apresentaram maior incidência de casos de Dengue. A Coordenação também está realizando a retirada de criadouros que possam acumular água.
Ações
As ações emergenciais da Prefeitura vão contar com a participação das secretarias de Gabinete, Obras, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. A partir da coordenação da Secretaria de Gabinete, os funcionários do setor de Obras estão notificando e realizando limpeza nos terrenos baldios de particulares. As secretarias de Educação e Meio Ambiente estão apresentando palestras para os alunos das escolas municipais sobre a importância da preservação e as maneiras corretas de acondicionamento de objetos que podem ser focos do mosquito. Os agentes de saúde percorrem a cidade munidos de panfletos com orientações acerca do combate ao mosquito.
“A Prefeitura faz a sua parte. Mas, é preciso que tenhamos a colaboração da população. Todos precisam cuidar dos seus quintais e terrenos. Vamos lembrar de manter a caixa d’água fechada, não jogar lixo nas ruas, orientar nossas crianças, e evitar objetos que possam acumular água. São cuidados simples na rotina diária das pessoas, destacou o prefeito Marcos Guerra.
Na próxima sexta-feira, 22, será realizado, na praça em frente à Prefeitura, a partir das 09h, uma ação de orientação às pessoas que transitam pelo Centro. Agentes da Secretaria de Saúde vão aproveitar a ocasião para orientar e conscientizar populares com dicas de limpeza e manutenção de seus lotes.