JAGUARÉ: A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceira com policiais da 18ª Companhia Independente de Policia Militar, realizou na manhã desta segunda-feira, 10 de abril, no auditório da SEME, reunião com diretores de escolas e gestores da pasta, para tratar sobre segurança nas escolas do município.
Com base nos acontecimentos recentes em todo o País, autoridades e professores realizaram discussões sobre ações que podem ser tomadas no sentido de inibir atitudes consideradas prejudiciais ao ambiente escolar e evitar problemas nas escolas do município. Foram tratados assuntos acerca da contratação de porteiros e psicólogos, abordou-se preliminarmente a instalação de câmeras de segurança nas escolas, além da necessidade de reforçar a segurança nas escolas.
Medidas
Entre essas ações discutidas estão, a contratação de mais porteiros para monitorar a entrada e saída de quem passa pelas escolas (conforme definido em primeiro reunião com o prefeito Marcos Guerra), contratação de psicólogos e um estudo preliminar de instalação de câmeras de vídeo monitoramento, reforçando as medidas de segurança nas escolas, além de desenvolvimento de atividades que reforçam os canais de denúncias do Governo Federal.
Quanto aos porteiros, seria enviado, ainda nesta segunda-feira, um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, que cria os cargos de porteiro para atuarem nas escolas do município. Ficou definido também que, a partir de hoje, 10/4, o atendimento nas escolas será realizado no portão das unidades, como prevenção e garantia da segurança nas escolas.
O Governo Federal disponibiliza um canal de denúncias: Operação Escola Segura (www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura), que é um canal exclusivo para informações de ameaças e ataques contra as escolas. Ainda tratando do mesmo assunto, na semana passada, na quinta-feira 06/04, o prefeito Marcos Guerra reuniu em seu Gabinete o major da Policia Militar de Jaguaré, Fabricio Pereira da Rocha, vereadores e secretários, com o objetivo de debater medidas emergenciais que serão realizadas nas escolas.