ES: O foco na transformação digital está literalmente na rotina do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). A melhor prova disso é o lançamento do Laboratório de Inovação (Lino), que tem como meta incentivar a reflexão, a pesquisa, a experimentação e a aplicação de ideias e soluções inovadoras em Tecnologia da Informação (TI) para o Governo do Estado.
Na autarquia, o Lino tem como prioridade fortalecer a cultura de inovação, com base no compartilhamento de experiências e na gestão do conhecimento. No serviço público estadual, o Laboratório de Inovação do Prodest pretende fazer parcerias e contribuir com o desenvolvimento de soluções tecnológicas focadas no bem-estar do cidadão.
“Nossa intenção é desenvolver soluções inovadoras de TIC aplicadas ao serviço público por meio da colaboração com laboratórios de inovação, instituições governamentais, empresariais e de ensino e pesquisa. Em parceria com universidades, vamos realizar hackathons (maratona de programação) envolvendo estudantes do ensino superior de TIC para a construção de soluções que retornem para a sociedade”, destacou a coordenadora do Lino e gerente de Gestão da Informação do Prodest, Camila Zacche de Aguiar.
Ações
Atualmente, o Lino tem como uma das principais atribuições fomentar o programa Cibercidadão, cujo foco é incentivar tanto os funcionários públicos estaduais quanto os demais segmentos da população a sugerir ideias, em que a tecnologia pode contribuir para aperfeiçoar a administração pública estadual. A equipe do Laboratório de Inovação do Prodest também está formulando outras iniciativas previstas para serem lançadas neste ano.
Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Lino tem um papel muito importante na fomentação de ideias e de ações voltadas para a melhoria contínua de todas as esferas do Governo do Estado. “Nosso laboratório vai ajudar a autarquia a ficar mais próxima dos anseios dos nossos clientes e dos capixabas. O Cibercidadão é a primeira de muitas ações para desenvolvermos soluções pioneiras e capazes de agregar valor à sociedade”, destacou.