JAGUARÉ: Como a burocracia anda muito mais devagar do que as emergências, o pequenos produtores e produtoras rurais devem estar atentos se devem solicitar o auxílio de R$ 600,00 do Governo Federal para este momento de enfrentamento do coronavírus. De acordo com entidades do setor a ação é emergencial e não se sabe se a adesão pode comprometer benefícios futuros, como a solicitação de benefícios e até a aposentadoria.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaguaré – STR, Fábio Ucelli, a legislação do auxílio é bem restrita e específica, não mencionando os pequenos trabalhadores e produtores rurais. “Pelo que temos acompanhando o benefício vem para os já inscritos no Cad-Único, Microempreendedores e quem se declarar autônomos. Então, se nosso pequeno produtor se cadastrar, pode ser entendido como autônomo, e não como produtor rural? Ainda não temos esta resposta, por isso orientamos aguardar”- recomendou.
O presidente ainda informou que está em frequente contato com representações sindicais de Vitória e de Brasília, “que estão cobrando informações mais claras e medidas mais amplas neste momento de crise para todos os setores”. Lembra ainda que quem já faz parte do Cad-Único não deve se preocupar, pois este cadastro já possui as informações da vida dos trabalhadores e pequenos produtores.
“O momento é muito delicado. De cuidados com a saúde e de preocupação com o que vamos comer amanhã e todas as contas que chegarão. Mas temos que manter a serenidade e a fé. Que nossos trabalhadores e trabalhadoras, produtores e produtoras se mantenham atentos as informações e estamos a disposição para esclarecimentos”- recomendou.