VIGÍLIA PASCAL: A Vigília Pascal será celebrada no Sábado Santo, à noite, da mesma forma descrita acima, com zelo. Ela é o sinal da luz da fé em Cristo ressuscitado, acesa em toda a nossa Diocese de São Mateus, a iluminar toda a sociedade. O Decreto do Papa diz: “Para o ‘Início da vigília ou Lucernário’ omite-se o acender do fogo, acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal (Exsultet). Segue-se a ‘Liturgia da Palavra’. Para a ‘Liturgia batismal’, apenas se renovam as promessas batismais (cf. Missal Romano, pág. 288, n. 46). Segue-se a ‘Liturgia eucarística’. Aqueles que não podem de modo nenhum unir-se à Vigília pascal celebrada na igreja, rezam o Ofício de Leituras indicado para o Domingo de Páscoa (cf. Liturgia Horarum)”.
Obs.: Nesta noite, os fiéis celebrarão em família, na própria casa, quando farão o acendimento e bênção do “círio da família”, aquela pequena vela mais grossa, ou outra vela especial. Faça isso, e depois a meditação de algumas leituras bíblicas previstas e descritas no subsídio da Diocese “Celebrando a Vida”, como também a bênção e aspersão da água em recordação do Batismo, além das preces e por último a refeição fraterna em família. Caso não seja possível, acompanhe a celebração pelos meios de comunicação.
Sugestão Visual: Para este dia, retirar os símbolos do dia anterior e cada família deve colocar na janela da casa um pano branco, flores e uma vela. Se possível, esta poderá ficar acesa das 18h às 21h. Também, poderão ter uma cruz com pano branco jogado na haste horizontal. Esta cruz e/ou o pano branco poderão ficar expostos no sábado à tarde e ao longo de todo o Domingo de Páscoa.
DOMINGO DE PÁSCOA: Deve ser celebrada uma Missa em cada Paróquia no Domingo de Páscoa com as mesmas exigências e orientações descritas acima.
Obs.: Neste domingo, os fiéis deverão celebrar em família, na própria casa. Nela façam a Liturgia da Palavra com as leituras bíblicas do dia e o subsídio da Diocese “Celebrando a Vida”, preces e uma pequena confraternização pascal. Também, poderão acompanhar a Missa Pascal pelos meios de comunicação.
Obs.: Transmitir, onde for possível, as celebrações das paróquias, por meio da PASCOM, utilizando os meios de comunicação e as redes sociais como o Facebook, YouTube, Instagram e outras possibilidades.
Atenção!
O Mosteiro, as Casas Religiosas e os Seminários seguirão as orientações acima.
Para as festas, novenas, quermesses e solenidades as Paróquias e Comunidades deverão observar as orientações do Decreto da Diocese encaminhado no dia 20 de março deste ano.
As orientações contidas neste Decreto expressam o nosso cuidado de Pastor por todos os fiéis de nossa amada Diocese de São Mateus. Deve ser acolhido por todo o clero, religiosos(as) e todo povo santo de Deus.
Em caso de mudança no cenário atual, apresentaremos novas orientações.
Em comunhão fraterna e preces,