JAGUARÉ: As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) iniciaram as atividades nesta segunda-feira, 18.01 na Cidade de Jaguaré. A presença das equipes marca o início de cobertura do serviço para 16 municípios do Norte Capixaba. Todo o processo de atendimento acontecerá pela Central 192 – operado na Grande Vitória, que direcionará os atendimentos.
O Serviço do Samu 192 será de prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. Em Jaguaré, o SAMU contará com 4 equipes de atendimento, formadas por 4 Técnicos de Enfermagem e 4 Condutores Socorristas. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Sua finalidade
O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, que é uma honra Jaguaré iniciar as atividade da primeira base do Samu para atender 16 municípios do Norte Capixaba. “Este é um momento importante. Tivemos a inauguração no final do ano e agora temos o início das atividades. Será um serviço essencial para os municípios e de extrema importância para a população. Só tenho que agradecer aos esforços de nossos funcionários e do Governador Renato Casagrande, que olhou para nossa necessidade e nos atendeu”- enfatizou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Tânia Pariz, lembrou que o SAMU mudará a forma de atendimento à população, o que poderá trazer estranheza. Explicou que ao se ligar para a Central 192 a ligação será atendida por uma central em Vitória – Central de Regulação. Esta central direcionará o atendimento da ambulância e da equipe, que, após o atendimento encaminhará o paciente para o hospital indicado pela Central de Regulação. “Será algo novo e diferente. Mas estamos entrando em um sistema. Isso nos auxiliará muito no atendimento à população e os devidos encaminhamentos”- enfatizou.
Tânia ainda ressalta que com a mudança o telefone 192 está exclusivo para o SAMU. Para atendimento com a UMI (Unidade Mista de Internação) da Cidade, o telefone de atendimento é 3769-1002.
Samu para Todos Região Norte
Junto às estratégias de regionalização, os municípios da região norte também contarão com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os processos, iniciados no último quadrimestre do ano anterior, encontram-se no processo de organização da Central de Regulação Estadual para a região.
Pelo Consórcio CIM Norte, serão contemplados os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. Já pelo Consórcio CIM Noroeste, serão contemplados os municípios Água Doce do Norte, Barra de São Francisco e Ecoporanga, dando 100% de cobertura à região.
O investimento contará com o cofinanciamento de custeio e investimento anual de, aproximadamente, R$ 8,7 milhões, entre Estado e municípios. O programa, denominado Samu para Todos, está em conformidade com o Decreto Nº 4.548-R, de dezembro de 2019.
Samu 192
O Samu 192 faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Atualmente, o Samu 192 atende a 22 municípios, com cobertura de 57,2% da população capixaba. Os municípios de abrangência são Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.