SÃO MATEUS: A partir da próxima semana a rede municipal de Ensino de São Mateus começa a oferecer aulas online a todos seus estudantes. As aulas já contarão para preenchimento da carga horária obrigatória para conclusão do Ano Letivo de 2020. Há dois meses os profissionais da educação passam por treinamentos, para neste momento oferecer o recurso aos alunos
A partir da próxima semana, estudantes da rede municipal de ensino terão aulas online através da plataforma Google For Education. E de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as aulas contarão no preenchimento da carga horária para o fechamento do calendário escolar em São Mateus.
As aulas online fazem parte do Programa Todos em Casa pela Educação, que disponibiliza atividades complementares não presenciais aos estudantes durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Secretaria de Educação, além de utilizar um ambiente virtual para ofertar as atividades, também foram implantadas etapas de formação para os profissionais da Educação aprenderem a utilizar as plataformas digitais.
“Todos os nossos profissionais estão participando do curso de formação que acontece até o final de junho. São mais de duas mil pessoas envolvidas. Na primeira semana de julho, esses profissionais capacitados já começam a trabalhar com os alunos na plataforma digital” – disse o secretário de Educação José Adilson Vieira de Jesus.
Ele afirma que também serão elaboradas atividades que constituirão uma biblioteca virtual de atividades pedagógicas considerando o Programa Municipal de Ensino aliado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para iniciar as atividades com os alunos.
MP 934
Até o final de maio qualquer atividade disponibilizada online pelas escolas não contava como carga horária para o calendário letivo. Com a Medida Provisória 934 do Governo Federal ficaram estabelecidas normas excepcionais para fechamento do ano letivo educacional como medida para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública causada pela pandemia do coronavírus.
“A medida serve para a educação básica até a educação superior, dispensando, em ambos os casos, a observância ao mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar e acadêmico, respectivamente. Porém, vale destacar que permanece a exigência de cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas-aula estabelecida” – destaca a Secretaria de Educação.
TECNOLOGIA
Uma pesquisa da Secretaria Municipal de Educação sobre o acesso dos estudantes às tecnologias apontou que 76,2% dos estudantes possui acesso à Internet, tendo o celular –77,3%– como o principal equipamento para utilizar em casa.
“O Município continuará garantindo que alunos da Cidade e do Campo que não tiverem acesso a esses meios possam retirar o material impresso nas unidades escolares”, afirma o secretário José Adilson.
WEBNÁRIO
Para esclarecer dúvidas sobre as ações do Programa Todos em Casa pela Educação, a Secretaria de Educação realiza na quinta-feira (25), às 18h30, um webnário, que é um seminário realizado pela internet. Além de debater sobre as aulas on-line, o secretário de Educação e equipe ficam à disposição para responder questionamentos sobre a organização da Educação no Município nesse período de pandemia.
A transmissão será feita pelo canal da Secretaria de Educação de São Mateus no YouTube.
AMBIENTE SEGURO
A Secretaria de Educação reforça ainda que o retorno às aulas só acontecerá a partir do momento em que os órgãos de saúde determinarem que espaços coletivos, como escolas, são ambientes seguros. E, na ocasião, será reorganizado o calendário letivo junto ao Conselho Municipal de Ensino.
JAGUARÉ – SILÊNCIO
Enquanto isso, na Cidade do Café não há informações da adoção de medidas semelhantes para os estudantes. O oferecido aos estudantes continuam sendo Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Questionada pela reportagem no início do mês, a Agência de Comunicação da Prefeitura de Jaguaré não retornou o pedido de informações.