Na manhã desta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) retificou a informação do segundo caso confirmado para o novo coronavírus em Linhares. Oficialmente, o Município tem apenas um caso positivo para a doença e 18 casos suspeitos que estão sob investigação. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.
O secretário municipal da Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, enfatizou que não há motivo para que a população entre em pânico e reiterou que todas as medidas estão sendo adotadas para mitigar os casos de contaminação por coronavírus no Município. Mas, alerta que a população deve contribuir com medidas simples de higienização e evitar gestos como aperto de mão, abraço e beijo também devem ser evitados. Gestos como aperto de mão, abraço e beijo também devem ser evitados.
“Não há motivo para pânico. As medidas restritivas adotadas pela administração municipal visam diminuir a circulação de pessoas para que, assim, possamos combater a disseminação do vírus. Além disso, tem o objetivo de evitar o fluxo das pessoas nos serviços de Saúde, sobretudo neste período em que se registram outros vírus como a Influenza e a Dengue. Temos que evitar a saturação do sistema. A Prefeitura já disponibilizou um canal, o 27 98132 1090, para que as pessoas liguem, tirem dúvidas e busquem esclarecimentos”, reforçou.
Como Agir
A principal recomendação para as pessoas com sintomas respiratórios é buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde.
“Os profissionais que atuam nesta linha de frente estão preparados para receber este paciente, passar as orientações, fazer o diagnóstico inicial e o encaminhamento para exames laboratoriais”, informou o secretário da Saúde Saulo Rodrigues Meireles.