JAGUARÉ: A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaré comemora a retomada dos procedimentos de consultas e cirurgias eletivas após a suspensão devido a Pandemia. E neste momento de retomada e conclusão da reorganização a orientação é que os pacientes que precisem deste agendamento retornem à unidade de saúde da comunidade para atualização dos dados cadastrais e análise da situação de cada pedido. A estimativa é que em algumas especialidades, como oftalmologia, as demandas possam até mesmo ser zeradas.
A frente da Secretaria Municipal de Saúde, Tânia Maria Pariz Xavier, profissional da área da Saúde há 18 anos considera, que este primeiro momento foi de reestruturação. Explica que os serviços públicos de saúde, especialmente os municipais, sofreram muito com a crise criada pela Pandemia da Covid-19. Listou problemas que iam da falta de conhecimento sobre a doença em um primeiro momento, à demanda dos profissionais médicos devido à grande demanda por estes profissionais na abertura de CTI’s e até mesmo a falta de medicamentos, devido à falta de insumos na indústria farmacêutica.
“O setor de Saúde sofreu intensamente com a Pandemia da Covid-19 e estes primeiros meses de gestão enfrentamos ainda muitas destas consequências. Vale citar o apagão de médicos que aconteceu em todo Pais e suspensão total de consultas e cirurgias eletivas em todo o Espírito Santo. É uma demanda de quase dois anos que estamos organizando e dando atendimento” – avaliou.
Atualmente a secretária de Saúde avalia que o Sistema Municipal de Saúde está estruturado para o bom funcionamento do primário e emergencial. Listou que quase todas as equipes da Atenção Primária estão completas, e que já existe solicitação para contratação dos profissionais que faltam. Também classificou como extraordinário os esforços dos profissionais da saúde no processo de vacinação contra a Covid-19 e elogiou a participação da população. “Entendo que em alguns momentos o processo de vacinação pode não agradar, mas em meio a uma crise sanitária mundial nossos profissionais e nossa população estão de parabéns” – ressaltou.
Vacinação Contra COVID-19
As informações são de que Jaguaré encerrou o mês de Setembro com uma cobertura vacinal de aproximadamente 85% da população para a 1ª dose, e de 45% para a 2ª dose.
A Cidade ainda fechou o mês com 25 Casos Ativos; 53 Óbitos Relacionados; 4.166 Casos Confirmados e 4.090 Casos Curados. Em trinta dias foram 174 Casos Ativos Confirmados.
Desde o início da Pandemia, de acordo com o Painel Covid do Governo do Estado do Espírito Santo, em Jaguaré foram 13.274 Notificações; destas 4.166 Casos Confirmados e outros 8.118 foram descartados.
Sobre a vacinação em comunidades do interior a Secretária de Saúde explica, que por recomendação da SESA- Secretaria Estadual de Saúde a orientação é a realização da vacinação do máximo de pessoas. Cita ainda limitação quanto ao número de agentes habilitadas para vacinação e que em breve serão organizadas ‘operações varredura nas comunidades do interior.
Exames e cirurgias Eletivas
Durante a entrevista a secretária municipal de Saúde explicou que ao assumir a pasta encontrou uma fila de pacientes de exames e cirurgias eletivas de quase um ano paradas. Lembra que os procedimentos acontecem em parceria com o Governo do Estado, que suspendeu todos os serviços devido à Pandemia.
“O prefeito Marcos Guerra nos garante liberdade de trabalho e tem sempre buscado manter este bom relacionamento com o Governo do Estado. Também sempre somos bem recebidos pelo nosso secretário Nésio Fernandes. Ainda temos uma atenção muito grande de nossa Superintendência Regional de Saúde, na pessoa de nosso Superintendente, Edilson Moraes Monteiro” ” – frisou.
Tânia ainda explicou que o Governo do Estado vem buscando a atualização do sistema de marcação- agendamento das consultas e cirurgias em novas metodologias e plataformas. Assim, orienta a pacientes que aguardam uma consulta ou cirurgia que retornem às suas Unidades de Saúde para possíveis atualizações cadastrais e novas orientações, conforme cada caso.
“O que vemos é um esforço muito grande do Governo do Estado em diminuir as filas por consultas e cirurgias. Além das 50 mil cirurgias eletivas posso dar o exemplo das cirurgias oftalmológicas que hoje são realizadas em Conceição da Barra que em breve poderá quase zerar as filas para este procedimento. Então realmente peço que quem tem pedidos de consultas, exames ou cirurgias que procure à sua Unidade de Saúde, nossa porta de entrada no SUS” – avaliou.
Novos equipamentos
A secretária Municipal de Saúde ainda celebra a melhora na infraestrutura dos serviços em Saúde, listando:
– Entrega e breve inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Irmã Tereza.
– Finalização da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Água Limpa.
– Abertura de licitação para compra de ambulância – com recursos de devolução da Câmara de Vereadores.
– Abertura de licitação para locação de duas ambulâncias e veículo para equipe de Vigilância em Saúde.