ES: Na última semana, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SubPM), realizou encontros de mobilização e formação sobre o Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de Violência da Microrregião Central Serrana, que será inaugurado em breve no município de Santa Maria de Jetibá. As atividades integraram a programação do Mês das Mulheres da Pasta.
Na última quinta-feira (17), foi realizado o encontro de mobilização com representantes dos municípios cuja população será contemplada pelo Núcleo da Microrregião Central Serrana: Santa Maria de Jetibá (sede do equipamento público), Santa Leopoldina, Santa Teresa, Itaguaçu e Itarana.
A reunião ocorreu em formato virtual. “Foi um importante momento para a contínua articulação e fortalecimento da rede de serviços e de enfrentamento à violência contra as mulheres”, explicou a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres da SEDH, Bernadete Baltazar.
Já na sexta-feira (18), foi realizado o primeiro de uma série de encontros formativos para a equipe técnica que vai atuar no Núcleo da Microrregião Central Serrana. A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, e a gerente Bernadete Baltazar estiveram em Santa Maria de Jetibá para a atividade.
“Estivemos com a equipe interdisciplinar, composta por mulheres potentes e comprometidas com o enfrentamento e a superação da violência contra as mulheres. Abordamos as diretrizes fundamentais do trabalho, que requerem a compreensão do fenômeno da violência como sócio-histórico e cultural, que busca a compreensão de que não se trata um ‘problema’ individual, mas sim de algo coletivo, que necessita de políticas públicas para seu enfrentamento. Também abordamos os aspectos da transversalidade das ações intersetorial e interdisciplinar”, explicou Bernadete Baltazar.
Sobre os Núcleos
Os Núcleos de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência vão oferecer atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência, bem como realizar a articulação da rede de serviços nas microrregiões capixabas. Serão espaços coordenados pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SubPM).
Serão implantados um total de seis Núcleos, para atender às mulheres que vivem nas Microrregiões: Central Serrana, Litoral Sul, Sudoeste Serrana, Caparaó, Noroeste e Centro Oeste. O investimento para a implantação de cada equipamento é de R$ 1,2 milhão.
Cada Núcleo vai contar com um corpo técnico composto por advogado, assistente social, psicólogo e educador social, para oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência na região.
Nos espaços serão proporcionados atendimento qualificado e humanizado às mulheres, para a superação das situações de violência. Também vai acompanhar e monitorar, com os órgãos de segurança pública e justiça, a responsabilização do agressor.
No Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, a mulher vítima de violência poderá receber capacitação profissional especializada. Também vai estabelecer e fortalecer a articulação com a rede de atendimento e serviços voltados para a mulher.
Além do atendimento e suporte às mulheres, o Núcleo vai elaborar e desenvolver ainda campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Outro objetivo é manter atualizado o banco de dados sobre os tipos de violência e demais dados psicossociais, jurídicos e econômicos, que possibilitem a análise do fenômeno da violência contra a mulher, subsidiando gestores responsáveis pela implementação da política de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência.