ES: A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto. A data foi criada em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de estimular a amamentação.
Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, as ações, que fazem parte do chamado Agosto Dourado, buscam explicar e esclarecer dúvidas de todos os familiares, reforçando a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, e o uso dele como alimentação complementar até os dois anos de idade.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Edna Cellis Vaccari Baltar, a amamentação, quando realizada no período correto, proporciona diversos benefícios para a criança como, por exemplo, o recebimento de anticorpos para a proteção contra infecções. O ato também diminui o risco de doenças crônicas, diabetes, obesidade e estimula o desenvolvimento da musculatura da boca e da face. Além disso, o aleitamento materno protege a saúde da mãe, reduzindo as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário.
Segundo a coordenadora, o declínio na mortalidade infantil no Brasil está ligado diretamente ao aumento nas taxas de amamentação. “O aleitamento materno reduz em cerca de 13% as mortes de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis”, disse.
Programação
E para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde e hospitais da Rede Estadual que oferecem atendimento materno e infantil, realizam atividades especiais com usuários e servidores da saúde.
Na abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, nesta quinta-feira (1º), será realizado o Curso de Manejo em Aleitamento Materno. A ação, que acontece na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), será desenvolvida pela Área Técnica da Saúde da Criança da Sesa, e voltada para os profissionais que atuam nas maternidades estaduais e nas unidades básicas.
O objetivo da ação é divulgar as ações desenvolvias no Estado e nos municípios, além de sensibilizar os participantes sobre a importância de melhorar as ações de incentivo, promoção e apoio ao aleitamento materno.
Nos dias 19 a 23 de agosto, serão realizadas rodas de conversas com os usuários das Farmácias Cidadãs Estaduais de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica (CRE Metropolitano).
Já no dia 30 de agosto, os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) participarão do Curso Estadual de Sensibilização em Aleitamento Materno.
“Essas intervenções contribuem para que os cuidados, informações e manejo em aleitamento sejam baseados em evidencias científicas, o que permite o apoio as mamães e familiares”, disse Edna Vaccari.
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves vai realizar mamaço
Na próxima terça-feira (6), a equipe do setor Materno-Infantil do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realizará, na parte da manhã, uma roda de conversa com as mães internadas na Maternidade de Alto Risco e as mulheres com os bebês na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). Na ocasião, será debatido o método canguru (modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família), com o objetivo de incentivar o modelo de assistência. Já na parte da tarde, haverá palestra com o tema “Amamentação e Nutrição”.
No dia 08 de agosto, cerca de 30 mulheres são esperadas na Praça Central da unidade para o encerramento das atividades, com o tradicional “Mamaço” (amamentação dos bebês de forma simultânea).
Ericka Chiste, gerente da Unidade Materno-Infantil do hospital Dr. Jayme, destaca a importância dessa data e das ações que são realizadas anualmente no local. “A Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma ação que fazemos todos os anos por entendermos a importância do fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. Além disso, o aleitamento materno é nossa prioridade pelos benefícios associados. Por isso, o ‘mamaço’ é o ponto alto de nossa programação”, afirmou.
Laços dourados serão distribuídos no Himaba
No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), várias ações serão realizadas para comemorar o Agosto Dourado. Nesta quinta-feira, a equipe do hospital fará uma distribuição de laços dourados entre os pacientes e acompanhantes da unidade hospitalar. Também haverá uma roda de conversa sobre amamentação, na maternidade, que será realizada pelos profissionais do corpo clínico obstétrico.
Programação no Himaba:
01 de agosto
9 horas – Corpo a corpo com a equipe, pacientes e acompanhantes. Serão distribuídos laços dourados e bate-papo sobre o tema da campanha.
10h30 – Roda de conversa sobre amamentação com o Corpo Clínico Obstétrico, na Maternidade.
12 horas – Abertura oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno no refeitório.
02 de agosto
8h30 – Treinamento sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança, para profissionais não-clínicos no auditório – Turma 1.
10 horas – Treinamento sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança, para profissionais não-clínicos no auditório – Turma 2.
05 de agosto
8h30 – Treinamento sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança, para profissionais não-clínicos no auditório – Turma 1.
10 horas – Treinamento sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança para profissionais não-clínicos no auditório – Turma 2.
13 horas – Roda de conversa sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019, com os profissionais clínicos do Himaba.
08 e 09 de agosto – Recepção dos Avaliadores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para certificação do Himaba em relação à Iniciativa Hospital Amigo da Criança.