O sinal analógico de TV está com os dias contados no Brasil. A tecnologia mais nova oferece uma série de vantagens importantes que fazem com que o esforço valha a pena, desde a qualidade do som, a imagem e a interatividade.
E se nesta mudança, o leitor percebe problemas, o especialista há 25 anos em instalação de antenas, Tonho Silva, dá as dicas. Primeiro ele recomenda a aquisição de antenas digitais de 28 elementos e direcioná-la diretamente para a antena transmissora. “A maior parte dos problemas de queda do sinal digital, está relacionado a problemas de instalação ou mal direcionamento da antena. Precisa ter atenção nesta etapa”- salienta.
Sinal da TV digital veio para transformar sua TV
O empresário conta que as TV’s também são diferentes. Na TV analógica, as imagens são recebidas por meio de uma antena, e, com base nos dados que chegam à antena, um tubo de rádios catódicos desenha a imagem na tela. Já as televisões digitais, por sua vez, recebem dados na forma de numerais em 0 e1, e possuem pequenos computadores que interpretam esses dados e transformam os em imagem. Como as duas tecnologias de transmissão são muito diferentes, uma TV analógica não conseguirá receber sinal digital a não ser que possua um conversor a ser adquirido.
Outra dica está na hora de aquisição das antenas parabólicas, pois alguns aparelhos não sintonizam mais emissoras, como Globo e SBT. Tonho Silva destaca ainda que possui uma equipe treinada e capacitada para entender e resolver os problemas em se tratando de TV digital.