JAGUARÉ: A colheita do Conilon 2019 ganhou mais um elemento na última semana com as fiscalizações realizadas por representantes do ex-Ministério do Trabalho. Porém um procedimento normal dos últimos anos ganhou proporções maiores devido a nova prática do Fake News. Para resolver a situação o Sindicato Rural de Jaguaré e a Superintendência do Trabalho do Espírito Santo realizaram uma noite de esclarecimentos, realizada na última quinta-feira, 09/05, no Parque de Exposições.
Durante suas palavras o Superintendente Regional do Trabalho, Alcimar Candeias, foi enfático com os produtores rurais “cumpram a legislação, pois se vocês nos procuram, vamos orientá-los, se os procurarmos, vamos fiscalizá-los” – frisou. Em suas falas, também lamentou os episódios em que os auditores do trabalho são vistos como inimigos ou perseguidores dos produtores rurais.
“Gente, só estamos cumprindo a lei. Estamos falando isso há mais de vinte anos. Estar legal é segurança para vocês. É sono tranquilo para vocês e suas famílias” – comentou. O superintendente ressaltando várias situações onde o produtor rural acha que está levando vantagem, porém pode acarretar grandes problemas.
Listou problemas já enfrentados com pessoas que trabalhavam sem registo, depois denunciavam o contratante por telefone. “Gente, se chega denúncia nós temos que vir”. Também chamou a atenção para o transporte de pessoas para a colheita. “Ninguém sabe quando um acidente vai acontecer. Se este trabalhador não estiver segurado, e se ele se machucar ou falecer, a família dele vai bater na sua porta, aí… você pode perder tudo”.
A final o superintendente orientou os produtores a estarem em linha direta com seus contadores e sindicatos. “Não descuidem do registro, do exame admissional, da água potável, do local para a refeição e para as necessidades fisiológicas. Cuidem disso para o fiscal não ser o problema” – reforçou.